A mobilização articular, segundo Maitland, classificada como...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - micromovimentos no final do arco que promovem estresses teciduais capazes de movimentar discretamente tecidos fibróticos.
A mobilização articular, segundo Maitland, é uma técnica utilizada para tratar disfunções articulares e é classificada em diferentes graus (grau I a V). Cada grau tem características específicas e objetivos terapêuticos distintos.
Vamos entender melhor cada uma das alternativas para justificar a correta e as incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa está correta. O grau IV de mobilização articular de acordo com Maitland é caracterizado por micromovimentos no final do arco de movimento. O objetivo desses movimentos é aplicar estresses teciduais que permitem movimentar discretamente tecidos fibróticos ou rigidez articular. Esse tipo de mobilização é utilizado para melhorar a flexibilidade e a mobilidade articular, sendo uma técnica precisa e controlada.
Alternativa B: Incorreta. Essa alternativa descreve micromovimentos no início do arco de movimento, que têm como principal efeito fisiológico a entrada de informações neurológicas através de mecanorreceptores, ativando as comportas medulares. Esta descrição é mais compatível com o grau I, que é utilizado para aliviar dor e não tensiona o tecido significativamente.
Alternativa C: Incorreta. Aqui temos movimentos grandes no meio do arco de movimento, que além de ativar as comportas medulares, estimulam o retorno venoso e linfático e causam balanço articular. Essa descrição está associada ao grau II, que é usado para tratar rigidezes articulares e possui um movimento mais amplo.
Alternativa D: Incorreta. A descrição de movimentos por todo o arco de movimento causando estresses nos tecidos encurtados por aderências é mais pertinente ao grau III. Este grau visa estirar os tecidos periarticulares.
Alternativa E: Incorreta. Ela descreve movimentos minúsculos de alta velocidade no meio do arco, que promovem a quebra de aderências e ativam os órgãos tendinosos de Golgi. Esta descrição está mais próxima do grau V, que envolve manipulação de alta velocidade e baixa amplitude, conhecida como manipulação articular.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Mobilização articular de Maitland é uma técnica terapêutica que consiste em micromovimentos articulares que são realizados de maneira lenta e oscilatória, ou seja, o terapeuta movimenta um osso em relação ao outro por um determinado período de tempo. Como a técnica é aplicada lentamente (sem movimentos fortes ou bruscos), o paciente relata conforto e segurança durante o tratamento pois ele geralmente não sente sua dor piorar durante o tratamento, ainda, os benefícios são tanto imediatos quanto em longo prazo (duradouro).
O grau I engloba mobilização de pequena amplitude e resistência
o grau II é de grande amplitude, realizado até a restrição ou espasmo muscular;
o grau III consiste de movimentos mais amplos realizados contra a resistência ao final da amplitude;
o grau IV saõ micromovimentos no final do arco que promovem estresses teciduais capazes de movimentar discretamente tecidos fibróticos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo