Alguns sinais gráficos fazem parte do texto assim como os s...
Texto
A formação da cidadania
Em todas as manifestações de caráter social, político e econômico, da mais inconsequente opção (pessoal) às mais sérias decisões do governo, o ser humano é guiado por dois comportamentos básicos: pensar e agir, de acordo com os conhecimentos disponíveis. (....)
A interação contínua entre pensamento e ação permite ao homem tomar decisões, tanto as de natureza particular – como a escolha de um curso ou profissão ou a compra de um par de sapatos -, quanto as que terão consequências coletivas, como a eleição de governantes ou a participação em manifestações públicas. Portanto, de modo geral, as decisões não são arbitrárias. Não importa o grau de consciência política que o indivíduo possui, ou a massa de conhecimentos de que ele dispõe sobre uma questão: há sempre uma dose de reflexão em cada um dos seus atos.
É fácil de constatar que as ideias, as opiniões, as atitudes e as ações não seguem um esquema simples, mecanicista e uniforme, pois as diferentes preocupações que atormentam o homem se embaralham e se cruzam a cada instante e às vezes se chocam. É como se todas as provas automobilísticas do mundo fossem disputadas ao mesmo tempo no mesmo autódromo.
A formação do cidadão consiste em capacitá-lo a pôr ordem nesse processo, que se desenvolve ao seu redor mas sempre explode dentro dele. A principal contribuição formativa da educação é a de atuar sobre esse mecanismo mental decisório e ajustá-lo o mais corretamente possível, equilibrando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes segundo padrões éticos, morais e outros, válidos para todos ou para a maioria das pessoas.
Não existe um método infalível para que alguém possa chegar, sempre, às melhores decisões sobre todas as coisas, mas pode-se melhorar a capacidade de raciocínio com a prática, o estudo, a crítica, a reflexão. O grande objetivo, que mais parece um ideal inatingível, é conseguir que cada indivíduo se torne autônomo, isto é, que seja capaz de decidir por si mesmo, não se sujeitando à interferências ou pressões externas. É o caminho que levará à formação de cidadãos conscientes.
(Martinez, Paulo. Direitos de cidadania – um lugar ao sol.)
I. “..., o ser humano é guiado por dois comportamentos básicos: pensar e agir, de acordo com os conhecimentos disponíveis. (....)" – os parênteses com pontos em seu interior indicam que algo foi retirado do texto original.
II. “A interação contínua entre pensamento e ação permite ao homem tomar decisões, tanto as de natureza particular – como a escolha de um curso ou profissão ou a compra de um par de sapatos -, quanto as que terão consequências coletivas..." – os travessões marcam uma exemplificação de um termo anterior.
III. “Não importa o grau de consciência política que o indivíduo possui, ou a massa de conhecimentos de que ele dispõe sobre uma questão: há sempre uma dose de reflexão em cada um dos seus atos." – os dois pontos indicam uma enumeração dos componentes da questão referida anteriormente.
Assinale:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A questão aborda o uso de sinais de pontuação e sinais gráficos em um texto, exigindo que o aluno entenda suas funções específicas. Para resolvê-la, é necessário ter um bom conhecimento sobre os diferentes usos e propósitos desses sinais na coesão e clareza do texto.
Comentário sobre as afirmativas:
Afirmativa I: “..., o ser humano é guiado por dois comportamentos básicos: pensar e agir, de acordo com os conhecimentos disponíveis. (....)" – Correta. Os parênteses com pontos no interior indicam que algo foi retirado do texto original. Esse uso é comum para indicar omissões feitas pelo autor ou editor sem alterar o sentido do texto.
Afirmativa II: “A interação contínua entre pensamento e ação permite ao homem tomar decisões, tanto as de natureza particular – como a escolha de um curso ou profissão ou a compra de um par de sapatos -, quanto as que terão consequências coletivas...” – Correta. Os travessões marcam uma exemplificação de um termo anterior, esclarecendo ou detalhando a informação mencionada antes.
Afirmativa III: “Não importa o grau de consciência política que o indivíduo possui, ou a massa de conhecimentos de que ele dispõe sobre uma questão: há sempre uma dose de reflexão em cada um dos seus atos.” – Incorreta. Os dois pontos não estão indicando uma enumeração dos componentes da questão referida anteriormente, mas sim introduzindo uma explicação ou conclusão sobre o que foi dito antes.
Justificativa das alternativas incorretas:
A alternativa que inclui apenas as afirmativas I e III como corretas (C) está errada porque a afirmativa III está incorreta. A alternativa que inclui as afirmativas II e III (D) também está errada pelo mesmo motivo. A alternativa que inclui todas as afirmativas (A) está incorreta porque apenas as afirmativas I e II são corretas. Finalmente, a alternativa que considera somente a afirmativa II correta (E) é igualmente incorreta porque a afirmativa I também está correta.
Resumo: O correto é assinalar a alternativa B, que indica somente as afirmativas I e II como corretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b
a afirmativa I tem duplo significado. A afirmação: "indicam que algo foi retirado do texto original"... Pode-se entender que foi retirado no sentido de recolhido do texto original, ou seja o correto seria aspas, logo a afirmção I estaria errada. Ou, "retirado" no sentido de tirar do local em que estava, o que estaria correto a afirmação do uso das reticiências.
LETRA B.
não entendi, o parênteses com três pontos não indica que houve supressão de parte do texto?
SOBRE A ALTERNATIVA I:
''Os sinais que refere destinam-se a indicar que há cortes ou supressões no texto que é citado. A forma desses sinais tem tido alguma variação e, ao que sabemos, não há ainda uma norma específica que estabilize a forma de indicar tais supressões e o respectivo uso. No entanto, a mais corrente é empregar [...] para indicar supressão de texto ou de palavra (ver Código de Redacção Interinstitucional da Comissão Europeia).'
FONTE: ciberduvidasdalínguaportuguesa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo