São considerados achados que sugerem doença renal crônica,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico Clínico Geral |
Q1050237 Medicina
São considerados achados que sugerem doença renal crônica, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Alcalose metabólica

O tema central da questão é a identificação dos achados clínicos e laboratoriais que sugerem a presença de doença renal crônica (DRC). Para resolver essa questão, é necessário compreender quais sinais e sintomas estão associados à DRC e quais não estão.

Vamos analisar cada uma das alternativas:

Alternativa A - Perda da relação corticomedular: Esta é uma alteração estrutural nos rins que ocorre frequentemente na doença renal crônica. A perda da diferenciação entre o córtex e a medula renal é um indicativo de dano renal crônico. Portanto, esta é uma característica comum na DRC.

Alternativa B - Anemia: A anemia é um achado comum em pacientes com DRC devido à diminuição da produção de eritropoietina pelos rins doentes. Isso leva à redução na formação de glóbulos vermelhos, resultando em anemia. Assim, isso é, de fato, associado à DRC.

Alternativa C - Alcalose metabólica: Ao contrário das demais opções, a alcalose metabólica não é um achado típico da doença renal crônica. Na DRC, é mais comum encontrar acúmulo de ácidos no organismo, levando à acidose metabólica. Por isso, a alternativa C é a resposta correta para o "exceto" da questão.

Alternativa D - Rins de tamanho reduzido e simétricos: Rins encurtados e simétricos são um sinal clássico de DRC. Isso ocorre devido à atrofia do parênquima renal ao longo do tempo, resultando em redução do tamanho dos rins. Portanto, é um achado sugestivo da doença.

Alternativa E - Hiperfosfatemia e hipocalcemia: Na DRC, os rins não conseguem excretar fósforo adequadamente, levando à hiperfosfatemia. Além disso, há também uma diminuição na ativação da vitamina D, o que contribui para a hipocalcemia. Esses são achados comuns na doença renal crônica.

Portanto, a alternativa correta é a C - Alcalose metabólica, pois é a única opção que não está associada à doença renal crônica. Analisar questões dessa forma, verificando cada opção e entendendo o que é comum em um contexto clínico, é uma estratégia eficaz para resolver questões semelhantes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

acidose metabólica

As principais causas de alcalose metabólica são:

  1. PERDA INTESTINAL ALTA (vômitos, sonda nasogástrica aberta)
  2. USO DE DIURÉTICOS (tiazídicos e de alça)
  3. DOENÇAS ESPECÍFICAS (hiperaldosteronismo primário ou secundário, síndrome de Bartter e síndrome de Gitelman)

É importante lembara que a DOENÇA RENAL gera ACIDOSE METABÓLICA e, não. ALCALOSE METABÓLICA. Quem quiser estudar mais estou disponibilizando os meus flashcards gratuitamente: https://www.brainscape.com/p/4EQ9O-LH-CMXLS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo