Na produção de raios-x usados em diagnósticos, tem-se o ele...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é necessário compreender a estrutura básica de um tubo de raios-x e o papel que cada componente desempenha na produção dos raios-x. O tema central aqui é a identificação dos eletrodos no tubo de raios-x, especialmente o eletrodo negativo.
A alternativa correta é a C - Cátodo. O cátodo no tubo de raios-x é composto principalmente por um filamento em forma de espiral e uma capa focalizadora, que é responsável pela emissão de elétrons quando aquecido. Esses elétrons são posteriormente direcionados para o ânodo, onde a interação gera raios-x.
Agora, vamos examinar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
A - Alvo: O alvo é parte do ânodo, não do cátodo. O ânodo recebe os elétrons emitidos pelo cátodo, e no alvo ocorre a produção efetiva dos raios-x.
B - Estrutura de base: Não é um termo específico usado para descrever partes funcionais do tubo de raios-x. Pode se referir a componentes físicos de suporte, mas não tem relação com a função de emissão de elétrons.
D - Ânodo: O ânodo é o eletrodo positivo no tubo de raios-x. Ele atrai os elétrons emitidos pelo cátodo, mas não é responsável pela emissão inicial de elétrons.
E - Rotor: O rotor está associado ao motor do tubo, que ajuda a girar o ânodo em alguns tipos de tubos de raios-x para dissipar melhor o calor, mas não tem relação com a emissão de elétrons.
Compreender a função de cada componente é crucial para resolver questões como esta. Destacar-se bem nas provas de Radiologia requer um entendimento claro dos princípios de funcionamento dos equipamentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo