Analisar os itens abaixo:I - Embora ele tenha dinheiro, não ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q739208 Português
    A implantação de um semáforo é uma decisão que acarreta impactos consideráveis que podem vir a ser tanto positivos como negativos. Instalado corretamente, propicia a diminuição de acidentes e maior conforto para veículos e pedestres. Entretanto, se for instalado em um local em que sua presença é inadequada, causa aumento no número de paradas, no tempo de espera dos veículos e pedestres, no número de acidentes, além de __________ gastos desnecessários de instalação, operação e manutenção. Tais constatações evidenciam a importância de se contar com uma metodologia que oriente o técnico na hora de decidir se um novo semáforo deve ser implantado.
    Infelizmente, até hoje não há nenhuma metodologia suficientemente comprovada que estabeleça uma relação de critérios confiáveis em que possamos nos apoiar. É deplorável verificar que semáforos são implantados _______ de 100 anos e que até agora, em nenhum lugar do mundo, a Engenharia de Trânsito conseguiu formular critérios realmente consistentes. Resta, então, ao projetista, em cada caso, valer-se de sua experiência e de seu “bom senso” para tomar uma decisão.
    A consequência prática é uma falta de padronização _________ elementar. Não encontramos semáforos em cruzamentos onde tal sinalização seria muito mais justificada que em outros que a possuem.
    (…)
http://www.sinaldetransito.com.br – adaptado
Analisar os itens abaixo:
I - Embora ele tenha dinheiro, não o gasta. (Conquanto) II - Como chovia muito, desistiu de sair. (Consoante) III - Contanto que lute, chegará ao sucesso. (Quando)
Os termos sublinhados, respectivamente em I, II e III, podem ser substituídos, sem prejuízo semântico, pelos que estão entre parênteses em cada período:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Somente no item I.

Vamos entender por que a alternativa correta é a letra A e analisar cada um dos itens propostos na questão.

I - Embora ele tenha dinheiro, não o gasta. (Conquanto)

O termo sublinhado "Embora" é uma conjunção concessiva, que expressa uma ideia de concessão, ou seja, algo que se contrapõe à ação principal. A palavra dentro dos parênteses "Conquanto" também é uma conjunção concessiva e pode substituir "Embora" sem prejuízo semântico. Portanto, essa substituição está correta.

II - Como chovia muito, desistiu de sair. (Consoante)

Neste caso, "Como" é uma conjunção causal, indicando a causa da ação principal. No entanto, "Consoante" é uma conjunção conformativa, que indica conformidade. A substituição de "Como" por "Consoante" mudaria o sentido da frase, pois diria que a ação foi realizada conforme algo, e não devido a uma causa. Portanto, essa substituição está incorreta.

III - Contanto que lute, chegará ao sucesso. (Quando)

Aqui, "Contanto que" é uma conjunção condicional, que expressa uma condição para que a ação principal ocorra. "Quando", por outro lado, é uma conjunção temporal, que indica um momento no tempo em que algo acontece. Substituir "Contanto que" por "Quando" alteraria o sentido da frase, transformando a condição em uma temporalidade. Portanto, essa substituição também está incorreta.

Resumindo:

  • Item I: Correto, pois "Embora" pode ser substituído por "Conquanto".
  • Item II: Incorreto, pois "Como" não pode ser substituído por "Consoante".
  • Item III: Incorreto, pois "Contanto que" não pode ser substituído por "Quando".

Por isso, a alternativa correta é a letra A, pois apenas o item I pode ter sua conjunção substituída sem prejuízo semântico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Embora ele tenha dinheiro, não o gasta. (Conquanto)....CONCESSIVAS

II - Como chovia muito, desistiu de sair. (Consoante).....COMO = CAUSAL / CONSOANTE = CONFORMATIVA

III - Contanto que lute, chegará ao sucesso. (Quando)....CONTANTO QUE = CONDICIONAL / QUANDO = TEMPORAL

 

LETRA A

Principal conjunção subordinativa concessiva: EMBORA


As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa. 


Concessão: Evento contrário e subordinado ao mais importante, numa oração, que não impede a realização da ação principal: ele seguiu o caminho, embora chovesse.


Utiliza-se também a conjunção: conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo