A narrativa curta que apresenta os mesmos elementos do rom...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: Letra A
O conto é um gênero literário marcado pela concisão. Tais narrativas têm, em geral, poucos personagens, espaço e tempo restritos e um conflito único.
O conto é um dos mais tradicionais gêneros literários e um dos mais lidos pelo público na atualidade. Por ser curto, esse tipo de texto tem alcançado cada vez mais espaço, circulando em redes sociais e blogs pela internet.
Autores clássicos da literatura brasileira, tais como Machado de Assis ou Mário de Andrade, ganharam notoriedade por serem excepcionais contistas. O gênero tem, hoje, diversas subdivisões, tais como “contos de ficção científica”, “infantojuvenis”, “fantásticos”, “de fada”, entre tantas outros.
-
O conto é uma narrativa curta e com um único conflito em seu enredo. A crônica, por outro lado, é um gênero discursivo que busca retratar o cotidiano e está ligado ao jornal.
Fonte: https://oficinadoestudante.com.br/tira-duvidas/4667/Diferencas-entre-conto-e-cronica.html#:~:text=O%20conto%2C%20como%20já%20dissemos,de%20assuntos%20corriqueiros%20da%20atualidade.
O conto traz uma história com o foco em apenas um conflito básico e caminha para o desenvolvimento e resolução de um conflito. Assim como o romance, o conto é uma narrativa curta com os mesmos elementos: personagem, enredo, tempo e espaço. A diferença principal está na sua concisão, na sua linearidade e unidade
LETRA A
Para quem ficou em dúvida na letra D.
A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.
Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
A palavra “crônica”, do latim chronica, refere-se a um registro de eventos marcados pelo tempo cronológico. Do grego khronos, significa “tempo”.
Portanto, as crônicas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo, elas perdem sua “validade”, ou seja, ficam fora do contexto.
As características das crônicas
narrativa curta;
uso de uma linguagem simples e coloquial;
presença de poucos personagens, se houver;
espaço reduzido;
temas relacionados a acontecimentos cotidianos. - aqui ela difere do conto.
gab: A
CONTO: texto curto em que um narrador conta uma história desenvolvida em torno de um enredo - uma situação que dá origem aos acontecimentos de uma narrativa. Há poucos personagens e poucos locais, pois como a história é breve não é possível incluir vários lugares e personagens diferentes. Há vários tipos de contos: realistas, populares, fantásticos, de terror, de humor, infantis, psicológicos, de fadas e a estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão - clímax, e solução - desfecho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo