D. Joventina, 70 anos, é hígida, consciente, realiza satisfa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1896431 Medicina
D. Joventina, 70 anos, é hígida, consciente, realiza satisfatoriamente todas as atividades da vida diária, mas relata perceber que suas pernas e braços estão mais finos com o passar do tempo (SIC). E a paciente é casada com S. Mateus, 78 anos, com dificuldade de mobilidade, claudicante, apresenta alguns momentos de demência e perda de peso não intencional. Eles receberam uma visita domiciliar da equipe da Estratégia de Saúde da Família, e na ocasião verificaram os sinais vitais; dentre eles, a pressão arterial; e ambos estavam com a mesma PA: 170/95 mmHg. Dr. Moacir, que é o médico da equipe, perguntou a D. Joventina quais medicações eles tomavam para HAS e prontamente ela falou que ambos tomavam as mesmas medicações, que são: Losartana 50mg 12/12 horas e Hidroclorotiazida 25mg de manhã. Julgue cada assertativa como verdadeira (V) ou falsa (F), conforme a Diretriz de HAS 2020:
( ) Por ser D. Joventina uma idosa hígida, a meta pressórica para ela é < = 139/79 mmHg. Deste modo, é necessário ajustar a medicação anti-hipertensiva.
( ) Por ser S. Mateus um idoso frágil, a meta pressórica para ele é < = 160/95 mmHg. E como a pressão está muito próxima da meta, não é necessário ajustar a medicação anti-hipertensiva.
( ) Por ser S. Mateus um idoso frágil, a meta pressórica para ele é < = 149/79 mmHg. Deste modo, é necessário ajustar a medicação anti-hipertensiva.
Alternativas