No estudo de viabilidade econômico-financeiro de um empreend...
No estudo de viabilidade econômico-financeiro de um empreendimento, foram previstas duas alternativas, cujas informações para análise são mostradas na tabela a seguir.
métodos empreendimento A empreendimento B
valor presente líquido (VPL) 50 milhões 60 milhões
taxa interna de retorno (TIR) 15% ao ano 12% ao ano
índice de lucratividade (IL) 1,3 1,1
payback simples 3 anos 2 anos
payback descontado 3,5 anos 2,5 anos
As duas alternativas são mutuamente excludentes e a taxa mínima de atratividade (TMA) é de 10% ao ano. Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.
Dado o tempo de retorno de investimentos, a alternativa B é mais atrativa, pois o projeto será concluído em menos tempo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De fato o VPL é maior em menor espaço de tempo, porém a lucratividade frente ao investimento inicial apresenta-se inferior em relação ao projeto "A".
Creio que a justificativa de a questão estar errada seja em decorrêcia da afirmação "o projeto será concluído em menos tempo". O Payback diz respeito ao tempo que será necessário para o recurso investido ser recuperado e não ao tempo de conclusão do projeto. O investimento pode naturalmente ser recuperado e o projeto continuar.
Concordo com andre pereira. Comentário do Leonardo Porto pra mim nao fez sentido.
Casca de banana do cespe. Payback nao determina o prazo de conclusao do projeto, mas sim o prazo de retorno do investimento inicial APOS o projeto ter sido concluído. Trocando em miúdos: Apos o projeto A ter sido concluído, (nao sabemos qual o prazo pois a questao nao informou) Ele demorará 3,5 anos para que seja recuperado o investimenot inicial de 50 milhoes. Já o projeto B, após ter sido concluído (tambem nao sabemos o prazo pois a questao nao informou), demorará 2,5 anos para retornar o investimento inicial de 60 milhoes.
Jesus tem razão.
Admito, fui ludibriado pela ultima frase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo