Na frase “E que isso não seja um pecado”, que finaliza o 11º...
Leia com atenção o texto abaixo, de modo a responder à questão.
Na frase “E que isso não seja um pecado”, que finaliza o 11º parágrafo, o pronome isso caracteriza-se como:
I- Um pronome demonstrativo com função anafórica, pois retoma o conteúdo expresso nas frases precedentes, relativo à necessidade de mudança na ordem social.
II- Um pronome relativo que faz remissão à ideia expressa na frase precedente sobre o fato de as fadas, duendes, elfos, bruxos e bruxas nos ensinarem a razão da vida.
III- Um elemento que tem dupla função: textual, por atuar como recurso de coesão referencial; e gramatical, por ocupar o lugar de sujeito.
É CORRETO o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
“E que isso não seja um pecado”
I- Um pronome demonstrativo com função anafórica, pois retoma o conteúdo expresso nas frases precedentes, relativo à necessidade de mudança na ordem social → correto, função anafórica (ana volta; retoma algo mencionado anteriormente).
Catafórico (catapulta; joga para frente; remete a algo que ainda será dito).
II- Um pronome relativo que faz remissão à ideia expressa na frase precedente sobre o fato de as fadas, duendes, elfos, bruxos e bruxas nos ensinarem a razão da vida → incorreto, o termo é um pronome demonstrativo.
III- Um elemento que tem dupla função: textual, por atuar como recurso de coesão referencial; e gramatical, por ocupar o lugar de sujeito → correto, função textual (retoma algo) e por coesão ocupa o lugar de algo exercendo a função sintática de sujeito.
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo