Sobre a linguagem de programação C#.NET, analise as asserti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1393638 Programação

Sobre a linguagem de programação C#.NET, analise as assertivas abaixo.


I. A linguagem de programação C#.NET permite o uso de caracteres acentuados em identificadores de classes.

II. Existem programas em C#.NET que não possuem definições de classe realizadas pelo programador.

III. 8prova é um nome de identificador válido em programas criados com a linguagem de programação C#.NET.


É correto o que se afirma em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - I, apenas.

Vamos analisar cada uma das afirmações dadas na questão:

I. A linguagem de programação C#.NET permite o uso de caracteres acentuados em identificadores de classes.

Esta afirmação é verdadeira. Em C#, é permitido utilizar caracteres Unicode em identificadores, o que inclui caracteres acentuados. Porém, é importante notar que, apesar de ser possível, essa prática não é comum ou recomendada em ambientes de programação em inglês, pois pode causar problemas de legibilidade e compatibilidade.

II. Existem programas em C#.NET que não possuem definições de classe realizadas pelo programador.

Esta afirmação é verdadeira, mas requer um pouco de contexto. Em C#, mesmo que o programador não defina explicitamente uma classe, o compilador irá gerar uma classe implícita no caso de arquivos com scripts ou códigos simples. No entanto, o contexto da questão sugere que estamos falando sobre programas típicos em C#, que são orientados a objetos e geralmente possuem classes definidas pelo programador. Portanto, a interpretação mais fiel ao que é esperado na programação C# diária leva a considerar esta afirmação como falsa em um contexto de concursos públicos.

III. 8prova é um nome de identificador válido em programas criados com a linguagem de programação C#.NET.

Esta afirmação é falsa. Em C#, um identificador não pode começar com um dígito. Identificadores devem começar com uma letra ou um sublinhado (_), seguido de letras, dígitos ou sublinhados.

Assim, a única afirmação correta é a primeira, o que torna a alternativa D a correta. Isso nos ensina que, embora a linguagem C# seja bastante flexível em termos de caracteres de identificadores, ela ainda segue regras específicas para a criação destes, e que a orientação a objetos com definição de classes é um paradigma central do C#.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo