Assinale a alternativa que apresenta alguns dos principais ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Arquétipo, complexo e inconsciente coletivo.
A Psicologia Analítica, proposta por Carl Gustav Jung, é uma escola de pensamento dentro da psicologia que oferece uma visão profunda sobre a psique humana. Jung desenvolveu vários conceitos fundamentais para entender a mente humana e suas complexidades, e a questão pede justamente para identificar esses conceitos.
Arquétipo: São imagens primordiais e universais que residem no inconsciente coletivo. Exemplos de arquétipos incluem a Mãe, o Herói, o Sábio, entre outros. Eles são padrões de comportamento inatos que influenciam nossas experiências e a maneira como percebemos o mundo.
Complexo: Refere-se a um grupo de conteúdos emocionais carregados de energia que residem no inconsciente pessoal. Esses conteúdos são organizados em torno de um tema central, muitas vezes derivado de experiências passadas. Um exemplo famoso é o Complexo de Édipo, embora seja mais associado a Freud.
Inconsciente coletivo: É a camada mais profunda do inconsciente humano, compartilhada por toda a humanidade. Diferente do inconsciente pessoal, que é único para cada indivíduo, o inconsciente coletivo contém memórias e experiências comuns a todos, derivadas da história evolutiva da espécie humana.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Arquétipo, id e ideal de go. Apesar de "arquétipo" ser um conceito de Jung, "id" e "ideal de go" são termos da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, não de Jung.
Alternativa B: Ego, infraego e inconsciente coletivo. Embora "ego" e "inconsciente coletivo" sejam aplicáveis à teoria de Jung, o termo "infraego" não é um conceito junguiano.
Alternativa C: Anima, complexo de Édipo e Síndrome de Augsburg. "Anima" é um conceito de Jung, porém, "complexo de Édipo" é de Freud e "Síndrome de Augsburg" não é relevante ou reconhecida na Psicologia Analítica de Jung.
Alternativa D: Libido narcísica, pulsão e “anima”. "Libido narcísica" e "pulsão" são conceitos freudianos. Embora "anima" seja junguiano, os outros dois termos não pertencem à Psicologia Analítica de Jung.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A correta é a letra E.
As demais questões se misturam com as teoria freudianas e junguianas. A única que se refere completamente a teoria de Jung é a letra e E
- Jung dizia que os arquétipos são uma herança psicológica, ou seja, resultam das experiências de milhares de gerações de seres humanos no enfrentamento das situações cotidianas. As imagens dos arquétipos são encontradas em mitos, lendas, na literatura, nos filmes e até mesmo nos nossos sonhos. Animus e Anima. Animus fala do lado masculino da mulher enquanto anima do arquétipo feminino no homem. ...A Mãe. De modo simplista, esse arquétipo designa todo o comportamento materno e gentil que temos na vida. ...O pai. ... Pessoa. ...Prestativo. ...Sombra. ... Herói. ... Explorador.
- Mas o que são realmente os Complexos concebidos por Jung? O autor suíço quis designar com o termo complexo afetivo um grupamento de representações mentais mantidas juntas por emoção. Os complexos se organizam a partir de experiências emocionais significativas do indivíduo.
- O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo