Em relação ao Plano Real, está incorreta a seguinte alterna...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Foram três fases: 1 - o ajuste fiscal, 2- desindexação e reforma monetária e 3 - âncora nominal.
b) Ajuste fiscal, o qual vinha sendo implementado desde o fracassado plano arroz com feijão até o plano Collor (que queria acabar com os marajás, mas acabou sequestrando a liquidez de todo mundo).
c) Eliminando a memória inflacionária, que se cria uma das grandes causas da inflação junto com o desarranjo fiscal. Pouco se fala da raiz do problema: a criação de dinheiro pelos bancos.
d) Houve um grande problema com a contenção imediata da inflação: a demanda interna não podia ser suprida pela produção interna, o que se pensava que acarretaria inflação. A solução foi suprir a demanda aumentando a facilidade de importações via desvalorização cambial, o que de brinde elegeu FHC até no mandato seguinte e acabou com empresas nacionais realmente pouco produtivas.
e) Foi a segunda fase, na qual constava a URV, que se acabaria com o componente inercial (inflação passada influenciando a presente). Para tanto, a tal URV seguia um padrão estável de paridade com o dólar, transformar-se-ia em real, e lá iria brigar com o setor externo a fim de manter essa paridade e ao mesmo tempo importações baratas a fim de deixar o consumidor feliz com produtos bons do exterior e sem o corre-corre da inflação. Era a única solução no curto prazo. Por fatores externos que talvez só Deus saberá integralmente, o investidor externo acabou por capitular com o governo de então, não acabando com tudo quando houve as inúmeras crises de dívida externa dos países emergentes no século XXI (o que respingava aqui).
Avisem-me qualquer erro.
Não desista, este é o seu calvário! "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo