Ao analisar os novos modelos teóricos de administração públ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q796051 Administração Pública
Ao analisar os novos modelos teóricos de administração pública, Secchi afirma que os mesmos ainda compartilham algumas características com a perspectiva burocrática weberiana, não apresentando assim uma ruptura, já que continuam a colocar a ênfase na função:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre modelos organizacionais e reformas da administração pública.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

A administração Pública percorreu por diversas fases e vários modelos teóricos de administração pública, com o intuito de melhoria e melhor adequação às expectativas de governantes e governados. São modelos teóricos da administração pública brasileira: Modelo Patrimonialista, Modelo Burocrático e Modelo Gerencial / Gerencialista.

Vamos à análise da alternativa correta.

A questão trouxe como base o artigo de Leonardo Secchi, publicado em 2009. Segundo Secchi, “No fim do século XIX nos Estados Unidos, e durante a década de 1930 no Brasil, reformas administrativas se espalharam pelas organizações públicas, marcando a transição de modelos pré-burocráticos para o modelo burocrático de administração pública." (Bresser-Pereira, 1996, 2004).

A mesma transição foi verificada em outros contextos e em outros períodos. Nas últimas três décadas, o modelo burocrático weberiano foi desafiado por novos modelos organizacionais e de relacionamento como a APG, o GE e a GP, e essa transição recente tem sido considerada uma nova onda global de reformas da administração pública (Kettl, 2005).

É importante lembrar que a presumida “mágica" das reformas administrativas deve ser cautelosa. Este artigo mostrou que novos modelos organizacionais compartilham algumas características com o modelo burocrático weberiano: “continuam a colocar ênfase na função controle e não se apresentam como modelos de ruptura.".

Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, uma vez que trouxe o controle como uma das características compartilhadas entre os novos modelos teóricos da administração pública, segundo Secchi.


Fonte:

SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública. FGV. 2009.


Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO C

 

BUROCRACIA -> ÊNFASE NO CONTROLE (DOS PROCESSOS).

O CONTROLE FINALÍSTICO -->ADM. GERENCIAL.

A burocracia administrativa, ou “Governo de escritório”, desenvolveu-se ao redor dos anos 1940, em função das mudanças socioeconômicas ocorridas e em decorrência das necessidades específicas dos Estados modernos do século XX.

Essa teoria administrativa, que teve em Max Weber seu maior expoente, defendia que: “um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-lo na prática em suas empresas e na administração pública”.

Segundo Weber:

“A administração puramente burocrática é a forma mais racional de exercício de dominação, porque nela se alcança tecnicamente o máximo de rendimento em virtude de precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiabilidade – isto é, calculabilidade tanto para o senhor quanto para os demais interessados –, intensidade e extensibilidade dos serviços e aplicabilidade formalmente universal a todas as espécies de tarefas.”

Esse modelo baseia-se na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance das metas estabelecidas.

Além da Eficiência, a burocracia também promove a segurança nos processos, por conta dos seus rígidos controles procedimentais, dado o foco nos procedimentos característico.


Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online


No modelo Gerencial o controle de processos continua ,mas o foco é o resultado ,competição administrativa no interior das estruturas e redução dos níveis de hierarquia .

Bases nos princípios : Legalidade , impessoalidade ,moralidade ,publicidade e eficiência .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo