O modelo de contingência de Fiedler, o conceito de percepçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q796058 Administração Geral
O modelo de contingência de Fiedler, o conceito de percepção seletiva e a teoria da avaliação cognitiva correspondem, respectivamente, às abordagens de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre teoria contingencial de Fred Fiedler, teoria da percepção seletiva e teoria da avaliação cognitiva. 


Diante disso, vamos a uma breve explicação.

Fiedler traz que a teoria da contingência estuda o comportamento do indivíduo em determinadas situações, avaliando a mudança de postura do gestor de acordo com cada situação. Dessa forma, as abordagens da contingência situacional do líder que a liderança, em conjunto com diversas variáveis contingenciais, pode gerar um impacto considerável sobre os resultados.
Por outro lado, a teoria da percepção seletiva traz que os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente, isso ocorre porque cada individuo é baseado em suas necessidades, motivações, experiencias formação e características individuais. Portanto, os receptores projetam seus interesses e expectativas na comunicação enquanto a decodificam.
Já a teoria da avaliação cognitiva de Deci e Ryan (1985) especifica os fatores em contextos sociais que produzem variabilidade da motivação intrínseca. Para essa teoria eventos e estruturas interpessoais (feedback, recompensas) conduzem para sentimentos de competências durante a ação e podem aumentar a motivação intrínseca.
Posto isso, vamos à análise das alternativas.

A)    ERRADO. Estratégia, avaliação e recrutamento não possuem relação com as teorias da contingência, da percepção seletiva e nem da avaliação cognitiva.

B)    CERTO. O modelo de contingência de Fiedler diz respeito à abordagem de liderança, por sua vez o conceito de percepção seletiva está atrelado a comunicação. Já a teoria da avaliação cognitiva corresponde a motivação.

C)    ERRADO. A teoria da contingencia de Fiedler está atrelada à liderança, contudo a comunicação e aprendizagem não estão inseridas nas outras duas teorias.

D)    ERRADO. Não possui relação com as três teorias.

E)     ERRADO. Motivação está voltada para a teoria da avaliação cognitiva, recrutamento e aprendizagem não possui ligação com a teoria da contingência e nem com a teoria da avaliação cognitiva.
Gabarito do professor: Letra “B"

Fonte: ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O modelo da contingência de Fiedler

 

Sucintamente, este modelo "propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação do estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele" (Robbins, 2002: 309). O autor dessa teoria, Fred Fiedler, que se baseou em estudos feitos pela Universidade de Illinois a partir de 1951, desenvolveu a idéia da "favorabilidade situacional", ou "controle situacional", calcado em três pilares: a relação do líder com os liderados (lealdade, amizade, cooperação), a posição de poder que ele detém (autoridade para recompensar e punir) e a estruturação da tarefa (atividades descritas, formalizadas, estruturadas). Ou seja, quanto melhor for o relacionamento líder/subordinados, quanto maior for seu poder e quanto mais estruturada for a tarefa, maior é a "favorabilidade" ou o "controle" situacional e, por conseqüência, maiores são as chances de sucesso dessa liderança.

LETRA B

Modelo de contingência de Fiedler: é um modelo de liderença. Para Fiedler o líder pode ter foco nas tarefas (geralmente se sai melhor em situações extremas) ou nas pessoas (se sai melhor em situações moderadas). A teoria engloba 3 aspectos principais, que são: a relação líder-liderados, a estrutura da tarefa e o poder do líder. O conceito principal da teoria é que o gestor deve analisar qual é o perfil do líder para que possa posteriormente inseri-lo dentro do contexto que mais se adapte ao seu comportamento.

Percepção seletiva: é uma barreira da comunicação, onde o receptor interpreta a mensagem seletivamente, de acordo com seu repertório (cultural, de informações, etc), gerando distorções no processo.

Teoria da avaliação cognitiva: é uma teoria de motivação, de processo, que diz que uma motivação intrínseca é diminuída quandos se insere uma recompensa extrínseca. Por exemplo, a pessoa realiza trabalho voluntário sem receber nada, e de repente passa a receber um salário para isso = perde o controle, não é bom.

Bons estudos!

#Respondi errado!!!

RESPOSTA LETRA B.

DICA: CON LIDERANÇA, PERCEBE COMUNICAÇÃO, AVALIA MOTIVAÇÃO.

O modelo de contingência de Fiedler (LIDERANÇA) , o conceito de percepção seletiva (COMUNICAÇÃO) e a teoria da avaliação cognitiva (MOTIVAÇÃO) correspondem, respectivamente, às abordagens de:

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo