Classes que encapsulam os tipos primitivos como objetos, agr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80209 Engenharia de Software
Classes que encapsulam os tipos primitivos como objetos, agregando funcionalidades de conversão, são as chamadas, especificamente, classes
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - wrappers.

As classes wrappers são um conceito fundamental da programação orientada a objetos, especialmente em linguagens como Java. Elas são utilizadas para converter tipos de dados primitivos (como int, char, float) em objetos. Isso permite que os tipos primitivos sejam tratados como objetos, possibilitando o uso de métodos para manipulação desses dados e a inclusão em coleções que requerem objetos, como as listas, conjuntos (sets) e mapas que fazem parte do Java Collections Framework.

Além da capacidade de conversão, as classes wrappers fornecem uma série de métodos úteis para operações como comparação, conversão para outros tipos primitivos e formatação. Por exemplo, a classe Integer é o wrapper para o tipo primitivo int, e a classe Character é o wrapper para o tipo primitivo char. Estas classes estão disponíveis no pacote java.lang da linguagem Java.

As demais alternativas não descrevem corretamente o conceito de classes que encapsulam tipos primitivos:

  • A alternativa A - mothers não é um termo utilizado em Orientação a Objetos neste contexto.
  • A alternativa B - abstratas refere-se a classes que não podem ser instanciadas diretamente e servem como modelos para outras classes.
  • A alternativa C - primitivas designa os próprios tipos simples como int, float, etc, e não classes que os encapsulam.
  • A alternativa D - aninhadas refere-se a classes definidas dentro de outras classes.

Compreender o conceito de classes wrappers é essencial para um bom desempenho em concursos públicos na área de tecnologia da informação, principalmente quando envolve a programação orientada a objetos em linguagens como Java.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Existe um conceito em Java que são as classes wrapper (envelope). Elas existem justamente para "transformar em objetos" os tipos primitivos. As classes wrapper SÃO objetos, e há uma classe dessas para cada tipo primitivo. Você as reconhecerá porque são o nome por extenso do tipo primitivo com a letra inicial maiúscula.

- Integer, Boolean, Double, Float, Character, Byte, Short e Long.

Validar unboxing para tipos primitivos Java, a partir da versão 5, permite que tipos primitivos sejam usados em conjunto com objetos que os encapsulem sem necessidade de uma conversão explícita. Este processo, que transforma automaticamente um int em Integer, é chamado de Autoboxing e seu reverso (que transforma um Integer em int) de unboxing. Entretanto os objetos que encapsulam tipos primitivos (conhecidos por wrappers) permitem o valor null enquanto os tipos primitivos não aceitam. Um serviço que receba objetos wrapper deve validar se o objeto não é nulo antes de proceder a operações que envolvam o unboxing. O trecho de código abaixo:
  public void f(Integer wrapper) {      int primitive = 0;      if(wrapper == primitive) {             // ... excuta operação ...      { {

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo