Os peixes ósseos (Classe Osteichthyes) habitam ambientes aq...
( ) Os peixes ósseos de água doce ganham continuamente água por osmose através da boca. ( ) Para contrabalancear o influxo de água, os peixes ósseos, em água doce, eliminam o excesso de água na sua urina. Esses animais retêm seletivamente os íons dissolvidos em sua urina nos rins, reinserindo-os na corrente sanguínea. Além disso, as brânquias podem absorver íons seletivamente da água circundante e liberálos na corrente sanguínea. ( ) Os peixes ósseos em ambiente marinho não necessitam ingerir água do mar, pois a osmorregulação é compensada pela excreção de sais a um grande custo metabólico das brânquias e dos rins. ( ) Os peixes cartilaginosos em ambiente marinho retêm a ureia, um produto de rejeito nitrogenado comum do metabolismo dos vertebrados na corrente sanguínea ao invés de excretá-lo através da urina. Como consequência, não há movimentação de água através das superfícies desses peixes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e justificar a alternativa correta, que é a alternativa C: F – V – F – V. Abaixo, vou explicar cada uma das assertivas e o porquê de serem verdadeiras ou falsas.
(1) "Os peixes ósseos de água doce ganham continuamente água por osmose através da boca."
Essa assertiva é falsa. Os peixes ósseos de água doce realmente ganham água por osmose, mas essa absorção ocorre principalmente através da superfície corporal e das brânquias, e não especificamente pela boca. Como a concentração de íons na água doce é menor que a do corpo dos peixes, a água tende a entrar no corpo dos peixes.
(2) "Para contrabalancear o influxo de água, os peixes ósseos, em água doce, eliminam o excesso de água na sua urina. Esses animais retêm seletivamente os íons dissolvidos em sua urina nos rins, reinserindo-os na corrente sanguínea. Além disso, as brânquias podem absorver íons seletivamente da água circundante e liberá-los na corrente sanguínea."
Essa assertiva é verdadeira. Os peixes ósseos de água doce eliminam grandes quantidades de urina diluída para se livrar do excesso de água. Além disso, para manter o equilíbrio de íons, eles retêm esses elementos nos rins e os reinserem na corrente sanguínea, além de absorver íons através das brânquias.
(3) "Os peixes ósseos em ambiente marinho não necessitam ingerir água do mar, pois a osmorregulação é compensada pela excreção de sais a um grande custo metabólico das brânquias e dos rins."
Essa assertiva é falsa. Os peixes ósseos marinhos vivem em um ambiente hipertônico, onde a concentração de sal no mar é maior que a do corpo deles. Para evitar a desidratação, eles precisam ingerir água do mar e, em seguida, excretar o excesso de sais pelas brânquias e pelos rins, o que demanda um custo metabólico significativo.
(4) "Os peixes cartilaginosos em ambiente marinho retêm a ureia, um produto de rejeito nitrogenado comum do metabolismo dos vertebrados na corrente sanguínea ao invés de excretá-lo através da urina. Como consequência, não há movimentação de água através das superfícies desses peixes."
Essa assertiva é verdadeira. Os peixes cartilaginosos, como os tubarões, acumulam ureia no sangue, aumentando a osmolaridade do fluido corporal e evitando a perda de água para o meio ambiente. Isso cria um equilíbrio osmótico, reduzindo a necessidade de movimentação de água através das superfícies.
Portanto, a ordem correta é de fato C: F – V – F – V. Com isso, entendemos como os diferentes mecanismos de osmorregulação ajudam peixes ósseos e cartilaginosos a lidar com os desafios de seus respectivos ambientes aquáticos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ótima questão! GAB C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo