Leia a notícia a seguir e assinale a alternativa INCORRETA....
“O furacão Irene, primeiro da temporada do Atlântico 2011, ganhou força nesta quarta-feira com ventos que chegaram a 185 km/h em sua passagem pelas Bahamas e subiu para categoria três. Os prognósticos para a chegada do furacão no sudeste dos Estados Unidos são de mais fortalecimento nas próximas horas, informou o Centro Nacional de Furacões (NCH) em Miami.” (http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Mundo&newsID=a34605 30.xml)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b) Há, no contexto do fragmento, apenas um verbo que exige como complemento um objeto direto. (há no texto mais de um verbo que exige complemento de objeto direto: verbo ganhar, informar)
c) O pronome que exerce a função sintática de sujeito na oração em que se encontra. (que - pronome relativo)
d) O sujeito da oração “... e subiu para categoria três.” pode ser classificado como inexistente. ( também chamado de oração sem sujeito)
e) As expressões “O furacão Irene. “e”. O Centro Nacional de Furacões...” exercem a mesma função sintática. (furação - sujeito; Centro Nacional - objeto direto)
Sujeito inexistente : também chamado de oração sem sujeito, é designado por verbos que não correspondem a uma ação, como fenômenos da natureza, entre outros. 1- Verbos indicando Fenômeno da Natureza - Choveu na Argentina e fez sol no Brasil. 2- Verbo haver no sentido de existir ou ocorrer - Houve um grave acidente na avenida principal. - Há pessoas que não valorizam a vida. 3- Verbo fazer indicando tempo ou clima - Faz meses que não a vejo. - Faz sempre frio nessa região do estado.
A assertiva B também não está incorreta?
Afirma que há apenas um verbo que admite objeto direto, mas na verdade são dois - ganhar e informar.
Não é para assinalar a incorreta???
Fiquei com dúvidas na acertiva E.
e) As expressões “O furacão Irene. “e”. O Centro Nacional de Furacões...” exercem a mesma função sintática.
Esta segunda expressão ("e") possui função sintática de sujeito? Por que?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo