Os traumatismos torácicos estão entre as quatro principais ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre traumatismos torácicos, é necessário entender os tipos de trauma e suas características. O enunciado destaca um trauma que provoca um processo inflamatório em pulmão e/ou coração, levando a edema e infiltrado linfomonocitário, comum em acidentes automobilísticos e quedas de grandes alturas.
A alternativa correta é: B - Trauma por desaceleração.
Justificativa:
A resposta correta é a alternativa B - Trauma por desaceleração. Este tipo de trauma ocorre quando há uma redução rápida na velocidade, como em colisões de trânsito ou quedas de grandes alturas. Durante a desaceleração brusca, os órgãos internos, como o pulmão e o coração, continuam em movimento, o que pode causar lesões internas e processos inflamatórios, caracterizando a contusão mencionada no texto.
Análise das alternativas incorretas:
A - Pneumotórax simples fechado: Esse é um tipo de lesão onde o ar entra no espaço pleural, mas não está diretamente relacionado ao processo inflamatório descrito no enunciado. Não costuma causar infiltrado linfomonocitário, mas sim colapso pulmonar.
C - Trauma direto: Refere-se a um impacto direto sobre o tórax, que pode causar fraturas ou lesões externas. Porém, não é característico de provocar edema e infiltrado linfomonocitário interno, como citado no enunciado.
D - Trauma por compressão: Ocorre quando há uma força externa que comprime o tórax, mas, novamente, o foco não está em lesões internas com o tipo de processo inflamatório mencionado. Este trauma causa alterações diferentes, como fraturas de costelas ou hemotórax.
Em resumo, a alternativa B se destaca por descrever adequadamente o processo inflamatório interno causado por desaceleração, comum em acidentes de impacto significativo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo