Considerando a grafia das palavras, assinale a alternativa ...
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
O que nosso cérebro faz de nós
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"...É na intimidade desses circuitos de múltiplos contatos entre os neurônios, auxiliados por células gliais, que transitam nossos instintos, afetos, pensamentos, subjetividade, nossa lógica, atitudes e estratégias, enfim, quem somos." - FINALIDADE / POR FIM
"...No final das contas, ambos fatores, a genética e a experiência, agem sobre os circuitos neurais, sobre as conexões entre os neurônios, as sinapses." - PRESENTE DO INDICATIVO DE AGIR.
"...Por isso, se quisermos entender por que somos como somos, precisamos também conhecer o cérebro dos outros animais." - SEMPRE QUE POSSÍVEL SER ACOMPANHADA DAS EXPRESSÕES 'RAZÃO OU MOTIVO', A PALAVRA SERÁ ESCRITA SEPARADA E SEM ACENTO.
"...Daí pra diante, nosso cérebro que arduamente orquestrava comportamentos e trabalhosas funções digestórias e metabólicas para obter energia de alimentos crus pôde, então, se dedicar a outras atividades, como falar, filosofar, criar." - PLURAL DA PALAVRA CRU.
Se alguém entender de forma diferente, avisa ;)
Gabarito E
(...) para obter energia de alimentos CRUS pôde, então, se dedicar (...)
Crus é o plural de cru; ou seja, que não foi cozido; que não foi tratado ou processado.
Cruz significa um símbolo formado por dois planos, normalmente linhas, um orientado horizontalmente e outro na vertical, cruzando-se e formando um ângulo de 90 graus.
GABARITO E
Enfim, escrito junto
Enfim é um advérbio de tempo e significa, principalmente, finalmente e por fim. Refere-se também à conclusão de um pensamento, sendo sinônima de: em conclusão, por último, em suma, em síntese.
ex.: Enfim estamos juntos! (finalmente)
Após tanto trabalho poderemos, enfim, descansar. (por fim)
Enfim, realizaremos as tarefas de acordo com o combinado. (em conclusão)
O advérbio de tempo enfim é formado pela junção da preposição em com o substantivo masculino fim: em + fim, ocorrendo aglutinação.
Em fim, escrito separado
Em fim é uma sequência de palavras separadas, formada pela preposição em e pelo substantivo comum masculino fim. Assume valor de uma locução adverbial de tempo, transmitindo a noção de que se está no fim de alguma coisa, sendo sinônima de: no final, no termo, no término.
ex.: Aquele paciente se encontra em fim de vida. (no final)
O diretor do hospital já está em fim de carreira. (no término)
bons estudos
Alternativa E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo