A oferta de trabalho social nos CREAS pressupõe a utilizaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318714 Serviço Social
A oferta de trabalho social nos CREAS pressupõe a utilização de diversas metodologias e técnicas necessárias para operacionalizar o acompanhamento especializado. Requer, ainda, a construção de vínculos de referência e confiança do usuário com a Unidade e profissionais da equipe, além de postura acolhedora destes, pautada na ética e no respeito à autonomia e à dignidade dos sujeitos. Nesse contexto, em relação às situações e sofrimentos vivenciados pelos usuários tornam-se fundamentais para o alcance de bons resultados e a viabilização do acesso a direitos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos às alternativas:

A) INCORRETA. A abordagem individual é uma modalidade de intervenção que está presente em uma profissão com caráter educativo, como o Serviço Social.

B) INCORRETA. O trabalho com grupos é um dos instrumentos técnico-operativos que se fez presente na intervenção profissional de assistentes sociais. 

C) INCORRETA. Raichellis (2010, p. 766) coloca que “o que está em questão, portanto, é a ressignificação do trabalho na assistência social, referenciada em um projeto coletivo de redefinição do trabalho, das formas de organização e gestão institucional que incorporem mecanismos permanentes de democratização, qualificação e capacitação continuada, como questão estratégica para a valorização da intervenção profissional no Suas”.

D) CORRETA. De acordo com o documento Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS (2011, p. 28) “a oferta de trabalho social nos CREAS pressupõe a utilização de diversas metodologias e técnicas necessárias para operacionalizar o acompanhamento especializado. Requer, ainda, a construção de vínculos de referência e confiança do usuário com a Unidade e profissionais da equipe, além de postura acolhedora destes, pautada na ética e no respeito à autonomia e à dignidade dos sujeitos. Nesse contexto, a escuta qualificada em relação às situações e sofrimentos vivenciados pelos usuários tornam-se fundamentais para o alcance de bons resultados e a viabilização do acesso a direitos”.

E) INCORRETA. De acordo com o “Art. 8º”, da Lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei nº 8.069/1990, depoimento especial é o procedimento de oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária.

Gabarito da professora: D

Referência Bibliográfica

Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Secretaria Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Brasília – DF, 2011.

RAICHELIS, Raquel. Intervenção profissional do assistente social e as condições de trabalho no Suas. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 104, p. 750-772, out./dez. 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo