Atenção! Em toda a questão de legislação desta prova, serão ...
Atenção! Em toda a questão de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste concurso.
Segundo a Lei nº 11.107/05, o contrato de consórcio público:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Celebração de Protocolo de Intenções: A lei 11.107/2005 dispõe que para que possa ser constituído um consórcio público é necessário que, previamente, as entidades federadas firmem um protocolo de intenções. Tal protocolo deve ser ratificado por lei ou ter sido subscrito com autorização legal, o que significa que é necessário a manifestação conjunta das vontades dos Poderes Executivo e Legislativo para a celebração de consórcios públicos; e o representante legal do consórcio deverá ser, OBRIGATORIAMENTE, Chefe do Poder Executivo de ente da federação consorciado.
LETRA A!
MESMO A LEI 11.107/2005 ATRIBUINDO AOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS NATUREZA CONTRATUAL, DETERMINA QUE "O CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO SERÁ CELEBRADO COM A RATIFICAÇÃO, MEDIANTE LEI, DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES (ART. 5º).
ESSA RATIFICAÇÃO SÓ É DISPENSADA SE O ENTE DA FEDERAÇÃO, ANTES DE SUBSCREVER O PROTOCOLO DE INTENÇÕES, DISCIPLINAR POR LEI A SUA PARTICIPAÇÃO NO CONSÓRCIO PÚBLICO.
---> COMO SE VÊ, EM NENHUMA HIPÓTESE UM CONSÓRCIO PÚBLICO PODERÁ SER CRIADO SEM PARTICIPAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO DE CADA UM DOS ENTES FEDERADOS CONSORCIADOS.
Direito Adm. Descomplicado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo