Em relação ao que preconiza o NIST Cybersecurity Framework ...
O CSF 2.0, em sua função de identificar, preconiza a utilização das salvaguardas para gerenciar os riscos de segurança cibernética da organização.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Vamos explicar o porquê.
O NIST Cybersecurity Framework (CSF) é um conjunto de diretrizes desenvolvido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) dos Estados Unidos, que visa ajudar as organizações a gerenciar e reduzir os riscos de segurança cibernética.
O Framework é estruturado em cinco funções principais:
- Identificar (Identify)
- Proteger (Protect)
- Detectar (Detect)
- Responder (Respond)
- Recuperar (Recover)
A função Identificar (Identify) envolve o desenvolvimento de uma compreensão organizacional para gerenciar os riscos de segurança cibernética aos sistemas, pessoas, ativos, dados e capacidades. Esta função não se foca na utilização das salvaguardas, mas sim na identificação de ativos, dados, capacidades e riscos.
Portanto, a afirmação de que o CSF 2.0, em sua função de identificar, preconiza a utilização das salvaguardas para gerenciar os riscos de segurança cibernética da organização, está INCORRETA. A função de Identificar é sobre reconhecer e entender os riscos, não sobre implementar salvaguardas.
Justificativas para outras alternativas:
Vamos verificar por que as demais alternativas não se aplicam aqui:
C - Certo: Esta alternativa está incorreta porque a função Identificar no CSF não se refere à utilização de salvaguardas, mas sim à identificação de riscos e ativos. A implementação de salvaguardas é abordada nas funções de Proteger e Detectar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A afirmação está incorreta.
O **Cybersecurity Framework (CSF)** do NIST (National Institute of Standards and Technology) na versão 2.0 é composto por cinco funções principais: **Identificar, Proteger, Detectar, Responder e Recuperar**. Cada uma dessas funções desempenha um papel específico na gestão da segurança cibernética de uma organização.
### Função **Identificar**:
A função **Identificar** tem como objetivo auxiliar a organização a entender e gerenciar os riscos de segurança cibernética. Ela foca em atividades como:
- **Identificação de ativos** (sistemas, pessoas, dados, etc.).
- **Compreensão do ambiente de negócios** e seus impactos na segurança.
- **Avaliação de riscos cibernéticos** associados aos ativos e processos críticos.
- **Desenvolvimento de estratégias de gestão de riscos**.
O objetivo dessa função é criar uma base sólida de conhecimento para as outras funções do CSF, permitindo que a organização compreenda os riscos cibernéticos que enfrenta e tome decisões informadas.
### Função **Proteger**:
Já a função **Proteger** envolve a implementação de **salvaguardas** ou **medidas de proteção** para assegurar a entrega de serviços essenciais e limitar ou conter o impacto de um evento cibernético potencial.
### Correção:
- A função **Identificar** não preconiza diretamente a **utilização das salvaguardas**, mas sim a **compreensão e identificação** dos riscos cibernéticos que precisam ser gerenciados.
- A função que **preconiza a utilização de salvaguardas** é a função **Proteger**.
Portanto, no contexto do CSF 2.0, a função de "Identificar" está mais relacionada à compreensão e identificação de riscos, enquanto a utilização de salvaguardas é mais relevante na função de "Proteger".
ERRADO!
A função "Identificar" se concentra em entender e gerenciar os riscos de segurança cibernética para os sistemas, ativos, dados e capacidades da organização com atividades como o inventário de ativos, avaliação de riscos, e identificação de vulnerabilidades e ameaças.
As cinco funções principais do CSF 2.0 (Cybersecurity Framework) são:
- Identificar: Compreender o ambiente organizacional, os ativos críticos e os riscos para priorizar as ações de segurança.
- Proteger: Implementar salvaguardas e medidas para garantir a segurança dos sistemas e dos dados.
- Detectar: Monitorar continuamente para identificar incidentes de segurança cibernética em potencial.
- Responder: Desenvolver e executar planos de resposta a incidentes para mitigar danos e restaurar funções.
- Recuperar: Restaurar os serviços e capacidades afetadas após um incidente de segurança.
Mnemônico para lembrar: IPDRR
- Identificar
- Proteger
- Detectar
- Responder
- Recuperar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo