O senhor é favorável à redução da diferença do tempo de ap...
Para articular as ideias do texto, utilizamos diferentes mecanismos de combinação oracional. Assim, podemos afirmar sobre as estruturas sintáticas que formam esse texto que:
I - A estrutura “de que no caso da mulher haja uma pequena diferença”, (linha 2) por complementar o termo “ideia”, é denominada oração substantiva completiva nominal. II - A relação de sentido expressa entre a oração adverbial introduzida pelo conector SE e a oração principal, na estrutura “você só pode se aposentar se reunir duas condições” (linhas 3 e 4) é de explicação. III - Na estrutura “com o tempo, se entendeu que isso era uma alternativa e não um somatório das duas condições”, (linhas 5 e 6) o SE funciona como partícula de indeterminação do sujeito.
É(são)CORRETA(S)apenas a(s) afirmação(ões) presente(s) em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: A questão aborda a identificação de orações e suas funções morfossintáticas, além de explorar o uso da palavra SE em diferentes contextos.
Alternativa Correta: A alternativa correta é a E, que afirma que apenas a afirmação I está correta. Vamos analisar essa afirmação.
Justificativa da Alternativa Correta:
A afirmação I diz que a estrutura “de que no caso da mulher haja uma pequena diferença” é uma oração substantiva completiva nominal. Isso está correto, pois essa oração complementa a ideia expressa pelo substantivo “ideia”. Como regra, as orações substantivas completivas nominais são aquelas que desempenham a função de complemento de um nome, geralmente introduzidas por conjunções como "que" ou "se".
Justificativas das Alternativas Incorretas:
Alternativa A (III): A afirmação III é incorreta porque a palavra SE na oração “se entendeu que isso era uma alternativa e não um somatório das duas condições” não atua como partícula de indeterminação do sujeito. Nesta estrutura, o SE introduz uma oração condicional, não indeterminada.
Alternativa B (I e II): Esta alternativa é errada porque, embora a afirmação I esteja correta, a afirmação II é falsa. A relação de sentido expressa entre a oração introduzida pelo SE e a oração principal é de condição, não de explicação.
Alternativa C (II e III): Ambas as afirmações II e III estão incorretas, como já discutido. Portanto, essa alternativa também é inválida.
Alternativa D (II): A afirmação II é incorreta por afirmar que a relação é de explicação. O SE indica uma condição, então essa alternativa não pode ser considerada correta.
Com isso, fica claro que a única alternativa correta é a E. Essa análise detalhada ajuda na compreensão das funções morfossintáticas e no uso do SE em diferentes contextos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - Correta. A oração “de que no caso da mulher haja uma pequena diferença” pode ser substituída por DISSO. Veja que o complemento nominal é sempre introduzido por preposições e complementa A3 (Adjetivos, Advérbios e Substantivos Abstratos). Ideia é um substantivo abstrato.
II - A conjunção 'SE' nesse caso inicia uma oração subordinada condicional e indica ideia de CONDIÇÃO.
III - Errado, nesse caso funciona como Partícula Apassivadora.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo