Acerca dos algoritmos simétricos e assimétricos utilizados e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2562342 Segurança da Informação

Acerca dos algoritmos simétricos e assimétricos utilizados em dados em repouso, julgue o item subsecutivo. 


SHA3 é um algoritmo de verificação de integridade simétrico, portanto sua saída é uma boa chave criptográfica para algoritmos simétricos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Vamos entender por que a alternativa correta é "E - errado". Para isso, precisamos abordar alguns conceitos fundamentais sobre criptografia e algoritmos de verificação de integridade.

SHA3 (Secure Hash Algorithm 3) é uma função de hash criptográfica. As funções de hash são usadas para gerar um resumo (ou hash) de um dado de entrada, que é uma string de tamanho fixo. O principal objetivo de uma função de hash é verificar a integridade de dados, garantindo que o conteúdo não foi alterado.

Algoritmos de hash, como o SHA3, são unidirecionais, o que significa que eles não podem ser revertidos para descobrir o dado original a partir do hash gerado. Portanto, eles são usados primariamente para verificação de integridade e não para criptografia.

Por outro lado, os algoritmos simétricos de criptografia (como AES ou DES) utilizam a mesma chave para cifrar e decifrar dados. Esses algoritmos exigem uma chave secreta que deve ser compartilhada entre as partes que comunicam de forma segura.

Explicação das Alternativas:

Alternativa "E - errado" (correta): A alternativa afirma que SHA3 é um algoritmo de verificação de integridade simétrico, o que está incorreto. SHA3 é, de fato, um algoritmo de verificação de integridade, mas não é simétrico. Além disso, a saída de um hash, mesmo sendo única para cada entrada, não é adequada para ser usada como chave criptográfica em algoritmos simétricos. Isso porque a chave criptográfica precisa atender a certos critérios de segurança que um valor de hash pode não necessariamente cumprir.

Alternativa "C - certo" (incorreta): Se fosse considerada correta, estaria afirmando que SHA3 é simétrico e que seu hash poderia ser utilizado como chave criptográfica, o que não está correto, conforme explicado anteriormente.

Em resumo, SHA3 é uma função de hash utilizada para garantir a integridade dos dados e não deve ser confundida com algoritmos de criptografia simétrica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta.

SHA-3 (Secure Hash Algorithm 3) é um algoritmo de hash criptográfico, não um algoritmo de verificação de integridade simétrico. Algoritmos de hash, como o SHA-3, são usados para gerar uma representação fixa (chamada de "hash" ou "resumo") de dados de entrada de tamanho arbitrário. Esses algoritmos são projetados para serem unidirecionais, ou seja, é extremamente difícil reverter o hash para obter os dados originais. O objetivo principal de um hash é verificar a integridade dos dados, garantindo que não foram alterados.

### Correções:

1. **SHA-3 é um algoritmo de hash criptográfico**, não um algoritmo simétrico.

2. A **saída de um algoritmo de hash** (como SHA-3) pode ser usada como uma chave criptográfica, mas isso não é sua função principal. Para que a saída seja uma boa chave criptográfica, normalmente é necessário passar o hash por um processo de fortalecimento, como o uso de um *key derivation function* (KDF) para garantir que a chave resultante tenha propriedades adequadas, como entropia suficiente.

### Resumo:

SHA-3 é um algoritmo de hash criptográfico, não um algoritmo simétrico. Embora a saída de um hash possa ser usada como uma chave criptográfica, é necessário cuidado adicional, como o uso de uma função de derivação de chaves, para garantir que a chave resultante seja segura para uso em criptografia simétrica.

SHA3 é um algoritmo de verificação de integridade simétrico, portanto sua saída é uma boa chave criptográfica para algoritmos simétricos.

Ele erra quando fala que o SHA3 é um algoritmo simétrico, pois ele é um algoritmo que (pelo que eu entendi) é um gerador de Hash. Depois ele erra novamente em falar que o "SHA3 é uma boa chave criptográfica", sendo que, logicamente, o hash não é criptografia, mas sim uma sequencia de algoritmos que se cria uma equivalência com a informação que precisa ser armazena em segurança.

Como sempre, me corrijam se estiver errado.

ERRADO!

SHA-3 é um algoritmo de hash, usado para verificar a integridade dos dados, mas não é um algoritmo simétrico. Ele gera um valor de hash único a partir de dados de entrada, mas não é adequado como chave criptográfica para algoritmos simétricos, que exigem uma chave secreta específica. SHA-3 não cria chaves criptográficas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo