A teoria motivacional da equidade reconhece que os indivíduo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q66064 Administração Geral
Acerca da motivação, julgue os próximos itens.

A teoria motivacional da equidade reconhece que os indivíduos julgam a quantidade absoluta de suas recompensas organizacionais, não só pelos seus esforços, mas também pela recompensa obtida pelos outros em face dos insumos por eles empregados.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão aborda a Teoria da Equidade, que é uma das teorias motivacionais desenvolvidas pelo psicólogo J. Stacy Adams. Segundo essa teoria, os indivíduos estão constantemente avaliando suas recompensas em relação aos esforços que eles fazem e comparando estas com as recompensas e esforços de outras pessoas. Isso quer dizer que a percepção de justiça é relativa e não absoluta, e os trabalhadores buscam um equilíbrio entre o que eles contribuem (insumos) e o que eles recebem (recompensas).

Quando um indivíduo percebe que há desequilíbrio ou injustiça — por exemplo, se ele acha que está recebendo menos do que outros que fazem o mesmo trabalho ou contribuem da mesma maneira — isso pode resultar em sentimentos de insatisfação e pode desmotivar o indivíduo. Por outro lado, se houver uma percepção de equidade, quando o balanço entre contribuição e recompensa é justo comparativamente, isso pode servir como um fator motivacional.

Portanto, a afirmação da questão está correta, pois reflete precisamente o conceito da Teoria da Equidade, onde a motivação é influenciada não apenas pela recompensa absoluta que uma pessoa recebe por seus esforços, mas também pela comparação dessa recompensa com as que os outros recebem. É esse senso de justiça comparativa que está no coração da Teoria da Equidade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra.
 

CERTO 

Prinicpais teorias motivacionais:

Teoria dos Dois Fatores - Herzberg
Fatores Higiênicos - extrínsecos, que previnem a insatisfação - salário, relacionamentos
Fatores Motivacionais - conteúdo do cargo, o trabalho em si.
 
Teoria das Necessidades Adquiridas (Mc Clealand
Realização - Poder - Afiliação
 
Teoria da Expectação (Victor Vroom)
a) (ESFORÇO E DESEMPENHO) Expectativa
b) (DESEMPENHO E RECOMPENSA) Instrumentalidade
c) (VALOR DA RECOMPENSA) Valência
 
Teoria do Reforço (Skinner)
O reforço condiciona o comportamento:
a) o reforço positivo, relacionado com estímulos ou recompensas que trazem satisfação.
c) reforço negativo, a punição
 
Teoria da Equidade ou Teoria do Equilíbrio (Stacy Adams)
As recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Permite a compreensão quanto à reação das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo. 

A Teoria das Necessidades (Maslow)
Necessidades subdivididas em grupos, que serão transpostos pelas pessoas à medida que forem satisfeitos os níveis inferiores.
Representada por um triângulo configurado em níveis de hierarquia, sendo um modelo rígido de desenvolvimento contínuo, onde as pessoas “sobem” ao nível mais alto, alcançando a auto-realização.

Teoria ERG (Cayton Alderfer)
(E) = existência, equivalente às necessidades básicas, fisiológicas e de segurança de Maslow;
(R) = relacionamento, correspondente às necessidades de relações pessoais e as de estima de Maslow;
(G) = crescimento (growth)
Para Alderfer, a transferência de um nível para o outro não ocorre somente após a satisfação do nível inferior:
Uma pessoa pode, por exemplo, estar registrando crescimento mesmo que as necessidades de existência ou de relacionamento não estejam satisfeitas ou todas as três categorias de necessidade podem estar operando ao mesmo tempo. 

Complementando...

Teoria X e Y  (Douglas McGregor)

Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coacção, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos factores higiénicos definidos por Frederick Herzberg.

-
Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições correctas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.

 

Teoria da Equidade
Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra.

Atualizando o comentário: 

-Teoria da equidade também chamada de COMPARAÇÃO SOCIAL. ( questões de 2013)

-De acordo com essa teoria os indivíduos comparam seus esforçoes com benefícios totais obtidos, mas tal comparação ocorre em relação aos outros.

-Quando não há equidade isso gera DESMOTIVAÇÃO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo