Patrimônio Cultural é o conjunto de narrativas, de comportam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2032559 Educação Artística
Patrimônio Cultural é o conjunto de narrativas, de comportamentos, de bens, de objetos ou de testemunhos que assumem a representação de valores simbólicos e que, por isso, permitem a criação de uma identidade que une e fortalece culturalmente o grupo detentor de tal patrimônio. Sobre o Patrimônio Cultural Piauiense, marque a opção que contém somente as INCORRETAS.
I. Num-se-pode é uma lenda que conta a história de uma linda mulher que, tarde da noite, aparecia na praça Saraiva, em Teresina. Os homens se aproximavam para conversar ou, quem sabe, aventurar. A linda mulher pedia-lhes cigarro, e quando recebia começava a crescer, crescer, até atingir o topo do lampião de gás e nele acender o cigarro. II. PÉ DE JESUS - No centro da cidade de Oeiras existe uma pedra fincada no chão, que traz sobre ela a marca de um pé esquerdo. Dizem que é a marca do pé de Jesus e, por isso, os moradores fiéis ali vão rezar, acender velas. Ao lado está a sepultura do diabo, já soterrada pelas pedras jogadas por esses mesmos fiéis. III. A PORCA DO DENTE DE OURO - Era alta madrugada em Teresina quando surgiu, pelas ruas da cidade, uma porca correndo em disparada. Havia um forte brilho em sua boca, vindo de um grande dente de ouro. Sempre na calada da noite, assombrava as pessoas dos subúrbios. Segundo a lenda, a porca teria sido gerada de uma filha que espancou a própria mãe, num acesso de histerismo. IV. ZABELÊ - Era a mais bela jovem da tribo dos Acaroas. Por ter sido escolhida dos deuses, a índia nunca poderia se casar. Somente o velho pajé Piauiguara sabia que se ela tivesse um membira (filho, na língua Tupi), não poderia sobreviver. E assim aconteceu. Não sabendo como esconder o filho desse amor, a jovem colocou-o num tacho e soltou a pobre criança nas águas do rio Paraim. A natureza se revoltou, o céu ficou escuro e fez descer um corpo estranho que penetrou na terra e abriu uma enorme fenda, por onde jorrou muita água, até formar uma grande lagoa. É hoje a chamada lagoa de Parnaguá, localizada no sul do Piauí. 
V. MIRIDAN - O chefe da tribo dos Amanajós tinha uma filha chamada Miridan, que amava Metara, um índio da tribo dos Pimenteiras, terríveis inimigos dos Amanajós. Escondida, sempre encontrava com o seu amado. Os dois amantes foram descobertos por Mandahú, resultando em uma briga que causou a morte dos três. O fato deu origem a outra guerra. Mas o deus Tupã teve pena dos dois amantes e resolveu transformá-los em duas aves, que cantam tristemente ao entardecer. Mandahú foi castigado e transformado em um gato maracajá.
Marque a alternativa que possui as assertivas INCORRETAS.
Alternativas