Sobre ruído, analise as afirmativas corretas. I. Entende-se ...
Sobre ruído, analise as afirmativas corretas.
I. Entende-se por ruído contínuo ou intermitente, para os fins de aplicação de limites de tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto.
II. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação “A” e circuito de resposta lenta (SLOW).
III. As leituras devem ser sempre feitas próximas ao ouvido do trabalhador.
IV. Os tempos de exposição aos níveis de ruído não devem exceder os limites de tolerância fixados no Quadro do ANEXO nº 1 – Limites de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente.
V. Para os valores encontrados de nível de ruído intermediário será considerada a média exposição diária permissível relativa ao nível imediatamente mais inferior, continuado e aceitável.
VI. Não é permitido exposição a níveis de ruído acima de 85 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.
VII. Se durante a jornada de trabalho ocorrerem dois ou mais períodos de exposição a ruídos de diferentes níveis, devem ser considerados os seus efeitos combinados e a soma dos ruídos de impacto pode ser desconsiderada, desde que não se atinja o limite regulamentado.
VIII. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente.
Estão corretas as afirmativas