Em 2006 foi publicado o documento Pacto pela Saúde do Minis...
Em 2006 foi publicado o documento Pacto pela Saúde do Ministério da Saúde. A aprovação deste documento é o resultado de um esforço conjunto entre as três esferas de gestão.
O Pacto pela Vida definiu seis prioridades: saúde do idoso, controle do câncer do colo de útero e de mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malaria e influenza, promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica/primária.
Dentre as ações estratégicas definidas pelo Pacto pela Vida de 2006, assinale a afirmativa que apresenta as ações que dizem respeito diretamente à Saúde do Idoso.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Letra D. Vamos entender o porquê. O Pacto pela Saúde, instituído em 2006, trouxe uma série de diretrizes para o aprimoramento da atenção à saúde no Brasil, entre elas ações voltadas especificamente para a Saúde do Idoso.
As ações estratégicas definidas pelo Pacto pela Vida que se relacionam diretamente com a Saúde do Idoso incluem a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que é uma ferramenta para o registro de informações essenciais sobre a saúde do idoso, acompanhamento de consultas e exames importantes para essa faixa etária. O Manual de Atenção Básica e Saúde da Pessoa Idosa é outro instrumento que direciona as boas práticas no cuidado ao idoso, estabelecendo orientações para o atendimento integral.
O Programa de Educação Permanente tem como foco a atualização e a capacitação dos profissionais de saúde para oferecerem uma atenção qualificada e humanizada ao idoso. A Assistência Farmacêutica envolvida na alternativa correta refere-se à garantia de acesso aos medicamentos necessários para o tratamento de doenças e condições comuns na terceira idade.
Essas ações promovem a saúde e previnem doenças, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos idosos. Portanto, a alternativa D contempla as estratégias do Pacto pela Vida que se aplicam diretamente à Saúde do Idoso, o que justifica ser a resposta correta para a questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão de má fé, visto que a letra D está incompleta, fica faltando "Acolhimento", ou cobra a literalidade ou deixa claro qual fundamento se trta a questão.
Gabarito errado...
2 - Ações estratégicas:
Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa - Instrumento de cidadania com informações relevantes sobre a saúde da pessoa idosa, possibilitando um melhor acompanhamento por parte dos profissionais de saúde.
Manual de Atenção Básica e Saúde para a Pessoa Idosa - Para indução de ações de saúde, tendo por referência as diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
Programa de Educação Permanente à Distância - Implementar programa de educação permanente na área do envelhecimento e saúde do idoso, voltado para profissionais que trabalham na rede de atenção básica em saúde, contemplando os conteúdos específicos das repercussões do processo de envelhecimento populacional para a saúde individual e para a gestão dos serviços de saúde.
Acolhimento - Reorganizar o processo de acolhimento à pessoa idosa nas unidades de saúde, como uma das estratégias de enfrentamento das dificuldades atuais de acesso.
Assistência Farmacêutica - Desenvolver ações que visem qualificar a dispensação e o acesso da população idosa.
Atenção Diferenciada na Internação - Instituir avaliação geriátrica global realizada por equipe multidisciplinar, a toda pessoa idosa internada em hospital que tenha aderido ao Programa de Atenção Domiciliar.
Atenção domiciliar – Instituir esta modalidade de prestação de serviços ao idoso, valorizando o efeito favorável do ambiente familiar no processo de recuperação de pacientes e os benefícios adicionais para o cidadão e o sistema de saúde.
O Pacto pela Saúde, seus eixos temáticos, prioridades, objetivos e metas, divulgado por meio da foi contemplado de forma permanente na pauta de reflexões, debates e decisões no âmbito das Comissões Intergestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Considerado como ordenador do processo de gestão do SUS, o Pacto pela Saúde fez parte da agenda prioritária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), no período de 2006 a 2011.
Todavia, nesse mesmo ano, foi sancionado o , que dispõe sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, possibilitando o aprimoramento do Pacto Federativo.
O Decreto preencheu a lacuna que existia no arcabouço jurídico do SUS e regulamentou, após 20 anos, a , contribuindo efetivamente na garantia do direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros. Nesse sentido, considerando a necessidade de aprimoramento do Pacto pela Saúde e de implantação do , a CIT em Reunião Ordinária, ocorrida em 12 de Junho de 2012, pactuou as seguintes normativas vigentes:
- , que dispõe sobre a pactuação tripartite acerca das regras relativas às responsabilidades sanitárias no âmbito do SUS, para fins de transição entre os processos operacionais do Pacto pela Saúde e a sistemática do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP);
- , que afasta a exigência de adesão ao Pacto pela Saúde ou assinatura do Termo de Compromisso de Gestão, de que trata a , para fins de repasse de recursos financeiros pelo Ministério da Saúde a Estados, Distrito Federal e Municípios e revoga Portarias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo