Um cão foi encaminhado para o setor de emergência com dispne...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2022 - UFV-MG - Médico Veterinário |
Q1932000 Veterinária
Um cão foi encaminhado para o setor de emergência com dispneia após um evento traumático. Durante o atendimento clínico, foi realizado o exame ultrassonográfico do tórax, no qual foi evidenciada a ausência do sinal de deslizamento no hemitórax direito e esquerdo. Esse achado ultrassonográfico é indicativo de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a opção B - pneumotórax.

Para entender essa questão, é importante ter um bom conhecimento sobre a interpretação de exames ultrassonográficos no contexto de emergências veterinárias. O ultrassom torácico é uma ferramenta valiosa para avaliar alterações nos pulmões e na cavidade torácica.

O sinal de deslizamento pleural é um fenômeno observado no ultrassom, onde as pleuras visceral e parietal se movem uma sobre a outra durante a respiração. Em condições normais, esse sinal deve ser observado, indicando que não há ar ou fluido entre as pleuras que possa interferir nesse movimento.

No caso do pneumotórax (alternativa B), há presença de ar na cavidade pleural, o que impede o contato direto entre as pleuras, resultando na ausência do sinal de deslizamento. Esse achado ultrassonográfico é um indicativo clássico de pneumotórax.

Agora, analisando as alternativas incorretas:

  • Alternativa A - hemotórax: No hemotórax, há acúmulo de sangue na cavidade pleural. No ultrassom, isso geralmente se apresenta como uma coleção anecóica ou heterogênea, porém, o sinal de deslizamento pode ainda estar presente, dependendo da quantidade de fluido.
  • Alternativa C - torção de lobo pulmonar: Essa condição envolve a torção de um lobo pulmonar, levando à obstrução do fluxo sanguíneo. No ultrassom, pode-se observar consolidação pulmonar, mas o sinal de deslizamento geralmente permanece presente, salvo se houver pneumotórax secundário.
  • Alternativa D - contusão pulmonar difusa: Em contusões pulmonares, o ultrassom pode mostrar áreas de consolidação ou edema, mas o sinal de deslizamento das pleuras geralmente ainda é observado, a menos que haja complicações adicionais como pneumotórax.

Portanto, a ausência do sinal de deslizamento em ambas as hemitorax é mais indicativa de pneumotórax.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo