“As Resoluções Alternativas de Conflitos se baseiam primord...
Programa Convivência Democrática, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – MG. 2022., p. 25.
Em relação à Comunicação Não Violenta, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Se baseia em quatro princípios de organização do diálogo: observação (o que observo); sentimento (qual sentimento essa observação desperta); necessidade (o que preciso) e comprometimento (compromisso de mudança de atitude).
II. Explora habilidades de linguagem e de interpretação na qual o foco da conversação são as necessidades humanas que estão sendo transmitidas, permitindo assim, uma fala/escuta empática entre as partes.
III. Por intermédio dessa técnica, a resolução de conflitos pode ser atingida de forma relativamente simples, necessitando apenas de um mediador/facilitador capacitado nas técnicas de diálogo para intermediar as partes.
IV. Ainda em fase de experimentação, essa técnica está se tornando referência para a pacificação de conflitos escolares, raciais, familiares e também para a mediação de conflitos em presídios.
As afirmativas são, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - F – V – V – F.
Vamos analisar cada uma das afirmações para compreender por que essa é a alternativa correta.
I. Se baseia em quatro princípios de organização do diálogo: observação (o que observo); sentimento (qual sentimento essa observação desperta); necessidade (o que preciso) e comprometimento (compromisso de mudança de atitude). Falsa
A Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg realmente se baseia em quatro componentes principais, mas a descrição na afirmativa I está incorreta. Os quatro componentes são: observação (o que observo), sentimentos (o que eu sinto em relação ao que observo), necessidades (as necessidades ou valores que criam esses sentimentos) e pedido (o que eu pediria para enriquecer a minha vida). A afirmativa menciona "comprometimento", o que é incorreto.
II. Explora habilidades de linguagem e de interpretação na qual o foco da conversação são as necessidades humanas que estão sendo transmitidas, permitindo assim, uma fala/escuta empática entre as partes. Verdadeira
Essa afirmativa é verdadeira. A CNV busca precisamente isso: explorar habilidades de linguagem e interpretação para se concentrar nas necessidades humanas, promovendo uma comunicação empática e efetiva entre as partes envolvidas no diálogo.
III. Por intermédio dessa técnica, a resolução de conflitos pode ser atingida de forma relativamente simples, necessitando apenas de um mediador/facilitador capacitado nas técnicas de diálogo para intermediar as partes. Verdadeira
Essa afirmativa também é verdadeira. A CNV pode ser uma ferramenta poderosa na resolução de conflitos. Um mediador ou facilitador capacitado nas técnicas da CNV pode ajudar significativamente as partes envolvidas a alcançar uma resolução pacífica, embora o processo possa não ser sempre "simples", ele frequentemente resulta em soluções mais harmoniosas.
IV. Ainda em fase de experimentação, essa técnica está se tornando referência para a pacificação de conflitos escolares, raciais, familiares e também para a mediação de conflitos em presídios. Falsa
Essa afirmativa é falsa. A CNV não está mais em fase de experimentação. Desenvolvida nos anos 1960 por Marshall Rosenberg, a CNV já é amplamente reconhecida e utilizada em diversos contextos, incluindo escolas, conflitos raciais, familiares e em presídios. Portanto, a descrição de que a técnica está "ainda em fase de experimentação" é incorreta.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor como a Comunicação Não Violenta funciona e por que a alternativa D é a correta. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab D
I. Se baseia em quatro princípios de organização do diálogo: observação (o que observo); sentimento (qual sentimento essa observação desperta); necessidade (o que preciso) e comprometimento (compromisso de mudança de atitude). Errado. O correto é pedido
IV. Ainda em fase de experimentação, essa técnica está se tornando referência para a pacificação de conflitos escolares, raciais, familiares e também para a mediação de conflitos em presídios. Errado
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo desenvolvido por Marshall Rosenberg que visa melhorar a qualidade da comunicação e dos relacionamentos interpessoais. As fases da Comunicação Não-Violenta envolvem:
- Observação: Descrever a situação sem fazer julgamentos ou avaliações. É importante ser objetivo e observar fatos concretos, evitando interpretações subjetivas.
- Sentimento: Identificar e expressar os sentimentos que surgem em relação à observação feita. Reconhecer e comunicar as emoções sem culpar o outro.
- Necessidades: Identificar as necessidades ou valores fundamentais por trás dos sentimentos. Compreender quais necessidades não estão sendo atendidas na situação em questão.
- Pedido: Fazer um pedido claro e específico que possa contribuir para satisfazer as necessidades identificadas. É importante formular o pedido de forma positiva e concreta, evitando exigências.
A CNV busca promover a empatia, a compaixão e a resolução de conflitos através de uma comunicação mais consciente, focada na expressão honesta dos sentimentos e necessidades, além de estimular a escuta empática e o entendimento mútuo. Essas fases são um guia para se comunicar de maneira mais eficaz e compassiva.
Componentes da CNV:
- Observação
- Sentimento
- Necessidade
- Pedido
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo