Os sinais e sintomas de febre alta, acima de 38,5°C, exante...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088401 Enfermagem
Os sinais e sintomas de febre alta, acima de 38,5°C, exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema) são manifestação clínica da(o)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a Alternativa C - Sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo. Entre os sintomas característicos estão febre alta (acima de 38,5°C), exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e, especialmente, as manchas de Koplik. Estas manchas são pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal e são um sinal diagnóstico importante, frequentemente antecedendo o aparecimento do exantema.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Malária: A malária é uma doença causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitida pela picada de mosquitos infectados. Os sintomas incluem febre, calafrios e sudorese, mas não incluem exantema máculo-papular, conjuntivite ou manchas de Koplik, tornando esta opção incorreta.

B - Varicela: A varicela, também conhecida como catapora, é uma infecção viral caracterizada por erupções cutâneas vesiculares e pruriginosas. Embora também cause febre e exantema, a varicela não está associada a sintomas como conjuntivite e manchas de Koplik, que são específicos do sarampo.

D - Caxumba: A caxumba é uma infecção viral que afeta principalmente as glândulas salivares parótidas. Os sintomas incluem inchaço destas glândulas, febre e dor muscular, mas não exantema máculo-papular, conjuntivite ou manchas de Koplik, características do sarampo.

Identificar corretamente as manifestações clínicas é crucial para o diagnóstico diferencial em doenças infecciosas e parasitárias. No caso do sarampo, as manchas de Koplik são um sinal patognomônico que ajuda a diferenciá-lo de outras condições.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sarampo

CID 10:B05

 

Manifestações clínicas

 

Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema) (Figura 1).

 

De forma simplificada, as manifestações clínicas do sarampo são divididas em três períodos.

 

• Período de infecção dura cerca de 7 dias, iniciando-se com período prodrômico, quando surge a febre, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia. Do 2º ao 4º dia desse período, surge o exantema, quando se acentuam os sintomas iniciais. O paciente apresenta prostração e lesões características de sarampo (exantema cutâneo maculopapular morbiliforme de coloração vermelha de direção cefalocaudal). Guia de Vigilância em Saúde 112

 

• Período toxêmico – a ocorrência de superinfecção viral ou bacteriana é facilitada pelo comprometimento da resistência do hospedeiro à doença. São frequentes as complicações, principalmente nas crianças até os 2 anos de idade, especialmente as desnutridas, e nos adultos jovens.

 

• Remissão caracteriza-se pela diminuição dos sintomas, com declínio da febre. O exantema torna-se escurecido e, em alguns casos, surge descamação fina, lembrando farinha, daí o nome de furfurácea. É durante o exantema que, geralmente, se instalam as complicações sistêmicas, embora a encefalite possa aparecer após o 20º dia.

 

 

https://www.saude.gov.br/images/pdf/2019/agosto/21/Guia-de-Vigilancia-em-Saude-Sarampo.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo