A crase antes do substantivo "destruição" é obrigatória e es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q998023 Português
A crase antes do substantivo "destruição" é obrigatória e está corretamente empregada na linha 05. O mesmo acontece na frase:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab D

 

O verbo "proceder" é um verbo transitivo indireto, e rege a preposição "a".

Freqüentemente se observa na linguagem coloquial o emprego do verbo proceder sem a preposição. Essa é uma licença da língua falada que, por assimilar o sentido do verbo proceder ao sentido de outros verbos sinônimos como realizarefetuar, etc., transfere para proceder a transitividade direta, ou seja, o não uso de preposição. No entanto, isso não deve ser aplicado na linguagem culta, que exige a presença da preposição "a" (ou a sua contração) junto ao verbo.

Exemplos:

Os apuradores procederam a contagem dos votos das escolas de samba. [Inadequado]

Os apuradores procederam à contagem dos votos das escolas de samba. [Adequado]

...[objeto indireto: à contagem]

...[à: contração = a (artigo) + a (preposição) = crase]

O interrogatório que se procedeu foi decisivo. [Inadequado]

O interrogatório que se procedeu foi decisivo. [Adequado]

...[a que se procedeu: oração subordinada adjetiva]

 

http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/aregenciaeoverboproceder.htm

 

=/ a gnt vai errando, mas vai fazendo o caminho ... rs 

Sobreviver é um verbo que pode ser intransitivo (ele sobreviveu), ou transitivo indireto (O verbo "sobreviver" com o significado de "manter-se vivo" é transitivo indireto e utiliza a preposição "a").

a) As pessoas não comemoraram à destruição do museu. Comemoram é transitivo direto, não precisa de crase. Comemoram o que? A destruição.

b) Não se sabe se alguém operou à destruição do museu. Operou é intransitivo ou transitivo direto, mas é sinônimo de proceder a no sentido de realizar, mas como realizar também não é um verbo que exige preposição, não precisa colocar a crase.

c) A polícia busca as circunstâncias que precederam à destruição do museu. Preceder pode ter as 4 transitividades, marquei essa e errei, acho que esta característica dele é diversa de sobreviveram que permite 2 transitividades apenas. Quando precede no sentido de anteceder não vai crase, (o exame precede o resultado - VTD); Funciona como VTI quando expressa superioridade ou importância em relação ao outro (Para ele, o dinheiro precede à honestidade.); VTDI Pôr alguma coisa antes de outra: (precedeu a aula de um aviso importante).

d) O fogo procedeu à destruição do museu. Tem as mesmas característica de transitividade que sobreviveram, ou seja, também é intransitivo e transitivo indireto. Como intransitivo: Agir de uma maneira particular; atuar, conduzir-se, haver-se com. (Vejo que procedi mal); Como transitivo indireto: Ter origem; derivar, originar-se, provir, levar a efeito; fazer, executar, realizar. (Encerrada a discussão, os participantes da assembleia procederam, então, à votação). Gabarito correto.

e) O desabamento concluiu à destruição do museu. O verbo concluir tem 3 transitividades de acordo com significado.

VTD: Pôr fim a; acabar, terminar: Concluiu em São Paulo os estudos. VI: Dar uma finalização; arrematar. Eu concluí com um texto gigante. VTD E VTDI E VI: Chegar a uma decisão ou a um resultado, após raciocínio atento; inferir. O juiz concluiu a culpa dos réus.

Fonte: michaelis e dicio

GABARITO: LETRA D

A) As pessoas não comemoraram à destruição do museu. ===> quem comemora, comemora alguma coisa (verbo transitivo direto, logo não há termo que exige preposição para formar crase).

B) Não se sabe se alguém operou à destruição do museu. ===> quem opera, opera alguma coisa (verbo transitivo direto, logo não há termo que exige preposição para formar crase).

C) A polícia busca as circunstâncias que precederam à destruição do museu. ===> preceder com significado de anteceder é VTD, as circunstâncias precederam alguma coisa (verbo transitivo direto, logo não há termo que exige preposição para formar crase).

D) O fogo procedeu à destruição do museu. ===> com sentido de suceder, realizar, iniciar o verbo PROCEDER é transitivo indireto, exigindo a preposição "a", logo temos a preposição mais o artigo definido "a" que acompanha o substantivo "destruição", dessa forma a crase é obrigatória.

E) O desabamento concluiu à destruição do museu. ===> quem conclui, conclui alguma coisa (verbo transitivo direto, logo não há termo que exige preposição para formar crase).

FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Troque por uma palavra masculina como... desastre...

Fica mais fácil distinguir... se o "à" virar "ao" ......

Gabarito''D''. O fogo procedeu à destruição do museu.

 procedeu: verbo transitivo indireto e intransitivo

sobreviveram empregada na linha 05. . : verbo transitivo indireto e intransitivo

Obs.: Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Estudar é o caminho para o sucesso.

Fonte :Dicio, Dicionário Online de Português.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo