Em “Pelo contrário, demandam mais direitos para que possam ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra (e)
Sendo, portanto, o envelhecimento a oportunidade de uma vida mais longa, pode ser traduzido como o próprio direito de existir, na medida em que viver é ter oportunidade de envelhecer. Ora, se é assim, o envelhecimento é um direito e, mais do que isso, é um direito fundamental, na medida em que se traduz no direito à vida com dignidade, o que quer dizer que as pessoas não perdem direitos na medida em que envelhecem. Pelo contrário, demandam mais direitos para que possam usufruir plenamente o direito à liberdade em todos os aspectos, patrimônio do qual nenhum ser humano pode abdicar.
''Pelo contrário, demandam mais direitos para que possam usufruir plenamente o direito à liberdade em todos os aspectos, patrimônio do qual nenhum ser humano pode abdicar.”
ERRADO -a) aos bens materiais que as pessoas conquistaram e aos quais têm o direito de usufruir na velhice.
ERRADO -b) aos direitos decorrentes do tempo de serviço que as pessoas idosas conquistam ao longo dos anos.
ERRADO -c) ao direito de utilizar o sistema de saúde público, o qual disponibiliza uma medicina preventiva de qualidade, para garantir uma vida saudável aos idosos.
ERRADO -d) ao direito de existir, direito fundamental reservado a todo ser humano.
CERTO - e) ao direito de liberdade, em todos os aspectos, direito esse resultante de outros direitos, inclusive o fundamental.
Apesar do gabarito, achei a questão mal formulada.
A alternativa "E" trata de "fundamental" como se esse fosse um direito a mais, quando, no texto, a expressão apenas qualifica o direito ao envelhecimento.(...) o envelhecimento é um direito e, mais do que isso, é um direito fundamental
Na alternativa a AOCP sugere que o direito ao envelhecimento é decorrente do direito fundamental. Ora, direito fundamental é uma qualificação de outro mencionado no texto e não um direito em si.
Também, discordando da ótima professora Isabel: O texto diz que o envelhecimento pode ser traduzido como o direito de existir.
Por isso também vejo a letra D como uma resposta para a questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo