Julgue os itens a seguir, relativos à administração de estoq...
Com relação à avaliação de estoques pelo método último a entrar, primeiro a sair (UEPS), o aumento do custo de uma peça implica redução do lucro, o que, consequentemente, reduz o imposto de renda a ser pago. Esse efeito não é observado no método primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS) nem no preço médio.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (40)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ao meu ver a questão está totalmente correta. Discordo do colega na afirmação de que "é por óbvio que o UEPS é o que acarreta menor pagamento de impostos e menor lucro".
Esta afirmativa só é certa quando em períodos inflacionários, o que é observado quando a questão informa sobre o "aumento do custo de uma peça". Caso o quesito informasse sobre uma possível redução de custos, a questão seria dado como Errada.
Caso o método utilizado na questão fosse o PEPS ou CM, os estoques seriam mantidos em contas do ativo, com valores aproximados dos preços atuais de mercado, incidindo maior imposto (já que seriam mais caras do que as peças compradas em períodos anteriores). Por isso que a legislação brasileira não aceita o UEPS, pois assim o Governo consegue uma ganho maior de impostos.
Em períodos inflacionários, sobre os impostos, temos que: PEPS > C. Médio > UEPS
Em períodos deflacionários, sobre os impostos, temos que: PEPS < C. Médio < UEPS
Quando ele fala em "Esse efeito não é observado no método primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS) nem no preço médio", ele quer dizer exatamente que em períodos inflacionários, a redução dos impostos não são observados nos métodos de PEPS e C.Médio.
Bons estudos!
Vejamos, segundo Marco Aurélio Dias, o método UEPS é o método mais adequado em períodos inflacionários, pois uniformiza o preço dos produtos em estoque para venda no mercado consumidor. Baseia-se teoricamente na premissa de que o estoque de reserva é o equivalente ao ativo fixo. O emprego desse método pela administração de material por certo período de tempo tende a estabilizar o estoque.
CERTO
Com relação à avaliação de estoques pelo método último a entrar, primeiro a sair (UEPS), o aumento do custo de uma peça implica redução do lucro, o que, consequentemente, reduz o imposto de renda a ser pago. Esse efeito não é observado no método primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS) nem no preço médio. CORRETA
Em período inflacionário o aumento do custo de uma peça causa redução do lucro. Se o lucro cai é obvio que o Imposto de Renda sobre o lucro cairá também. Por isso no Brasil não se aceita que as empresas façam o IR com base no UEPS.
Esse efeito realmente não é observado nos outros métodos.
------------------
UEPS (LIFO): Siglas do Último que Entra, Primeiro que Sai (Last In, First Out). A saída do estoque é feita pelo preço do último lote a entrar no almoxarifado. O valor dos estoques é calculado ao custo do último preço, o qual normalmente é o mais elevado. Provoca com isso a supervalorização do preço do material computado na produção do PA e, ao final do exercício, produz um crédito positivo de materiais.
Desta forma, em comparação aos métodos já mencionados, num regime de tendência crescente de preços (inflação), os valores do Estoque Final e do CMV (custo das mercadorias vendidas) serão, respectivamente, os menores e o maiores possíveis. No caso de deflação, ocorrerá o inverso, isto é, os valores do Estoque Final estarão superavaliados e do CMV estarão subavaliados. No caso de estabilidade econômica de preços, os valores seriam os mesmos daqueles apurados por outro método. Em um regime inflacionário, em comparação com os métodos de controle de estoque já mencionados, o Lucro pelo método UEPS é o menor possível , fazendo com que o Imposto de Renda sobre o lucro também o seja. Daí, o Regulamento do Imposto de Renda NÃO PERMITE que as empresas no Brasil, que estejam obrigadas a declararem tal imposto com base no lucro fiscal, utilizem o método UEPS.
Apostila Prof. Wendel Léo.
Ainda não entendi porque reduz o lucro no UEPS, alguém sabe explicar?
Essa questão é bem polêmica no que diz respeito ao impacto sobre o imposto a ser pago utilizando-se a avaliação pelo Custo Médio. Óbvio que num período inflacionário há uma maior redução do imposto no método UEPS. Mas utilizando-se o Custo Médio também obtém-se uma redução da carga tributária, uma vez que o valor do estoque é calculado com base na média entre todos os itens, independente do momento em que entraram. Por isso, ainda que em menor proporção, existe sim redução sob o imposto a ser pago.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo