Considerando as diferenças e semelhanças entre conteúdo e ob...
Considerando as diferenças e semelhanças entre conteúdo e objetivos dos dois textos, julgue os itens a seguir:
I. Embora os dois textos tenham viés jornalístico, o Texto 2 tem caráter mais noticioso, enquanto o Texto 1 se apresenta de maneira opinativa e crítica.
II. Em virtude dos objetivos diferentes dos dois textos, não há como afirmar que o texto 1 tenha compromisso com a verdade, já que se trata de uma crônica jornalística, enquanto o Texto 2 é, efetivamente, uma notícia calcada em acontecimentos reais.
III. Tanto o Texto 1 quanto o Texto 2 recorrem a falas de envolvidos ou espectadores dos acontecimentos, entretanto, enquanto o Texto 2 as utiliza em grande quantidade para fornecer informações que ajudem a descrever e reconstituir os fatos relacionados à tragédia, o Texto 1 traz falas pontuais que mostram um ponto de vista mais subjetivo e emocional sobre os fatos.
IV. Enquanto o texto 2 pode ser descrito como um texto de tipologia predominantemente narrativa, por seu caráter de notícia, o texto 1 é predominantemente descritivo, com pequenas passagens narrativas e opinativas.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB D
I V ambos os textos tem viés jornalistico pelas fontes um é do El País e outro da BBC..1 [opinativo] / 2 [crítico].
II F os dois textos tem o objetivo em comum de divulgar o ocorrido, porém o fazem cada um a sua maneira.
Crônica
compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo [Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; a partir do sXIX passou a refletir tb. a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc.].
Na literatura e no jornalismo, uma crónica ou crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. Wiki
III V O texto 2 é mais 'padrão jornalístico' já o texto 1 com certeza tem uma carga explícita de subjetivismo, sentimento e emoção.
IV F Acredito que o texto 2 não apresente essa tipologia prediminantemente narrativa, ele está mais para expositivo [predominantemente] e descritivo pelas coisas que haviam no museu [se alguém puder esclarecer mais...pfv :)] Até concordo que o texto 1 seja predominantemente descritivo, porém não com pequenas passagens narrativas e opinativas, pelo conrário, não foram poucas passagens narrativas e houve grande enfoque subjetivista.
Narrativos: verbos no passado, narrador, personagem e enredo.
Conta-se um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Toda a narração tem um enredo ou intriga - o encadeamento, a sucessão de fatos, o conflito que se desenvolve.
(tempo verbal predominante é o PASSADO, pretérito perfeito e o mais que perfeito).
Descritivos: verbos de ligação, adjetivos, noção de tempo estática.
É uma modalidade de composição textual cujo objetivo é fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objetivo, um movimento (descrição objetiva, normalmente numa enumeração, verbos de ligação, manuais, anúncios, propaganda, relatórios, biografia, tutorial)
Expositivos: apresenta informações sobre objeto ou fato.
Caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor. Neste tipo de texto, o autor procura somente informar, explicar ou interpretar ideias, conceitos ou pontos de vista, por meio de uma explanação imparcial - que não conduza à polêmica e não tenha o propósito imediato de persuadir ou formar a opinião do leitor. Tem finalidade informativa.
'Espero ter contribuído e se eu tiver falado alguma besteira nesse ou em outros comentários, pfv in box'
Bela bicuda! belo chutaço!
GAB D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo