Observe o cartaz e assinale a alternativa correta:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072757 Português

Observe o cartaz de uma campanha contra o assédio sexual nos metrôs e responda a questão a seguir. 


                               

Observe o cartaz e assinale a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

A) O cartaz é formado por textos que utilizam exclusivamente a linguagem verbal ? incorreto, temos uma linguagem mista (verbal e não verbal).

B) Em ?Atendimento à mulher? o sinal indicativo de crase é utilizado, pois ?à mulher? é objeto indireto? ? incorreto, "atendimento" é substantivo e o termo "à mulher" é complemento nominal desse substantivo (a mulher sofre a ação de ser atendida, valor passivo).

C) O enunciado ?Rompa o silêncio e DENUNCIE? contém duas orações, uma com o verbo conjugado no modo indicativo e outra no modo imperativo ? incorreto, ambos verbos estão no modo imperativo.

D) Na expressão ?Assédio sexual é crime?, o verbo destacado é intransitivo ? incorreto, é um verbo de ligação, ligando o sujeito a uma qualidade atribuída.

E) Na expressão ?Não tenha vergonha ou medo?, o termo destacado é objeto direto ? correto, quem tem, tem alguma coisa (verbo transitivo direto); "vergonha" é um substantivo e objeto direto do verbo "tenha".

? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Dúvida:

Na expressão “Não tenha vergonha ou medo”, o objeto direto não seria a expressão completa "vergonha ou medo"? Se sim, a letra E seria incorreta, não?

Colega Johan, muito boa sua dúvida, entretanto a questão esta corretíssima. Pois há duas orações coordenadas na expressão:

"Não tenha vergonha ou medo"

Observe o 'ou' marcando a oração coordenada alternativa! Sendo que na segunda oração o verbo está implícito, ficando assim:

"Não tenha vergonha ou não tenha medo"

Com isso podemos concluir que vergonha é o objeto direto do verbo ( explicito) na primeira oração e medo é o objetivo direto do verbo (implícito) da segunda oração

GABARITO ALTERNATIVA E

============================================================

Atualização 26/01/2020

Verdade!!! Concordo com você Johan é um aditiva mesmo, no momento de comentar a questão nem me passou pela cabeça! Valeu pela correção!

Colega MAX Q, achei muito boa sua explicação. Muito obrigado. Entretanto, eu gostaria de fazer um pequeno adendo quanto ao conectivo entre as orações coordenadas, quando as mesmas são colocadas de forma explicita.

Você utilizou o conectivo "ou", entretanto, penso que o correto seria utilizar o conectivo "e".

"Não tenha vergonha ou medo" --> "Não tenha vergonha e não tenha medo".

Já que parece ser a intenção dizer que a vítima não deve ter nenhuma das duas coisas "vergonha" ou "medo". Caso seja utilizado o conectivo "ou", parece-me que está sendo colocado que basta não ter um dos dois sentimentos.

Ficou clara, minha colocação?

Como identificar o sujeito da alternativa E?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo