O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q17369 Noções de Informática
Com relação a conceitos de informática e características de
sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à separação de privilégios entre processos, desde que sejam respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - certo

A afirmativa está correta e aborda a característica do sistema operacional Linux relacionada à segurança. O Linux é conhecido por sua robustez em termos de segurança, o que é amplamente atribuído à sua arquitetura e modelo de permissões. No Linux, assim como em outros sistemas operacionais baseados em Unix, há uma clara separação entre contas de usuário e contas administrativas (root). Essa separação implica que os usuários comuns não têm permissão para realizar tarefas que afetam o sistema como um todo, enquanto o superusuário (root) tem acesso irrestrito ao sistema.

Os vírus de computador geralmente necessitam de privilégios elevados para causar danos significativos ao sistema ou se propagar. No Linux, sob as práticas padrão de segurança, os usuários executam suas atividades cotidianas com permissões limitadas, o que reduz a superfície de ataque e dificulta a execução de códigos maliciosos com permissões elevadas. Além disso, o sistema de gestão de pacotes na maioria das distribuições Linux assegura que o software seja obtido de fontes confiáveis e verificadas, o que também contribui para a segurança geral do sistema.

A afirmação menciona ainda as "recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas". Isso reforça a ideia de que, para manter o sistema seguro, é necessário seguir boas práticas, como evitar o uso desnecessário do superusuário (root), aplicar regularmente atualizações de segurança, usar senhas fortes e outras medidas de segurança cibernética.

Portanto, sob uma administração consciente e seguindo as diretrizes de segurança recomendadas, o Linux é de fato considerado menos suscetível a vírus do que outros sistemas operacionais que não empregam um modelo de segurança tão estrito.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O LINUX NÃO É VULNERÁVEL A VÍRUS! Devido a separação de privilégios entre processos e respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas (como a de root), programas como vírus tornam-se inúteis pois tem sua ação limitada pelas restrições de acesso do sistema de arquivos e execução. fonte : http://www.linuxdicas.com.br/ch3-intro.htm
A afirmação que o Linux é mais seguro que o Windows porque não tem vírus é um tanto polêmica. Bom, isso é verdade porque as pessoas que criam os vírus de computador criam para que ele contamine o maior número de computadores possíveis. Como hoje o sistema operacional mais usado é disparado o Windows, os vírus são criados para ele.O Linux e o Apple MacOSX tem pouquíssimos vírus, comparado com o Windows é quase zero, apesar de opiniões contrárias. Se tivermos milhares de vírus para Windows contra dúzias de vírus para Linux, obviamente sabemos quem está mais vulnerável.(...) Fonte:http://www.boaglio.com/index.php/2008/09/08/o-linux-e-mais-seguro-que-o-windows-por-nao-ter-virus/Os vírus e o LinuxOs vírus são programas mal intencionados que fazem algo em sua máquina que você não gostaria que fizessem, sem seu conhecimento ou permissão. Após o vírus ser ativado, ele infectará outros arquivos/programas.A plataforma UNIX não é muito vulnerável a vírus, que são muito comuns nas demais plataformas como Windows (3.1, 95, 98, ME) e Macintosh, pois eles não trabalham com múltiplos usuários nem permissão de arquivos.O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários, grupos. Nele, um vírus pode afetar apenas o usuário que executou o programa, ao contrário de plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus pra Linux.(...)Fonte:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Os-Virus-e-o-Linux/
O que o colega do primeiro comentário disse eu discordo
"O LINUX NÃO É VULNERÁVEL A VÍRUS"
Nenhum sistema operacional é 100% invulneravel a virus, mas ele é muito muito muito mais seguro que o windows de fato.

22 O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à separação de privilégios entre processos, desde que sejam respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas.

Gabarito oficial CERTO

http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_gabarito/346/cespe-2009-tcu-tecnico-de-controle-externo-area-administrativa-gabarito.pdf

Questão mal formulada, o linux é pouco vulnerável a vírus devido a uma serie de fatores entre eles um dos mais importantes é que ele é bem menos usado que o Windows. Não só pelo fato da separação de privilégios. Gabarito oficial (Certo)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo