Analise as afirmativas a seguir:  I. Distintas condições pat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2381925 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. Distintas condições patológicas podem afetar os testículos, anexos testiculares e o escroto, as quais podem ser separadas em anomalias congênitas, alterações regressivas, inflamações, distúrbios vasculares, tumores paratesticulares, lesões da túnica vaginal e tumores testiculares.
II. O tumor de células de Sertoli, caracterizado como tumor do estroma/ cordão sexual juntamente com o tumor de células de Leydig, compreende menos de 1% das neoplasias testiculares e não está relacionado a malformações congênitas.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta duas afirmativas relacionadas a condições patológicas que afetam os testículos e suas classificações, além de informações específicas sobre o tumor de células de Sertoli. A alternativa B é a correta porque a afirmativa I é verdadeira: as condições patológicas que afetam os testículos são, de fato, diversas e podem ser classificadas em diferentes categorias, como anomalias congênitas, alterações regressivas, inflamações, distúrbios vasculares, tumores paratesticulares, lesões da túnica vaginal e tumores testiculares. Essa é uma descrição consistente com o entendimento médico dessas condições. Contudo, a afirmativa II é falsa porque, embora seja verdade que os tumores de células de Sertoli e os tumores de células de Leydig representam uma minoria dos tumores testiculares (menos de 1%), eles podem estar relacionados a malformações congênitas e a síndromes genéticas, como a síndrome de Peutz-Jeghers e a síndrome de Carney. A presença desses tumores em associação a malformações congênitas sugere que existe uma relação etiológica que não deve ser descartada. Portanto, a afirmação de que eles "não estão relacionados a malformações congênitas" é incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo