“Quem presta socorros deve saber o que fazer e o que não fa...
“Quem presta socorros deve saber o que fazer e o que não fazer” (DARIDO & SOUZA JÚNIOR, 2014).
Em caso de Epistaxe, deve-se:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos esclarecer o tema da questão, que é sobre Primeiros Socorros em casos de Epistaxe, também conhecida como sangramento nasal. A alternativa correta é a Alternativa D.
Alternativa D: Sentar a vítima e não inclinar a cabeça desta para trás. Esta é a resposta correta. Quando uma pessoa tem um sangramento nasal, deve-se sentá-la com a cabeça ligeiramente inclinada para frente. Isso evita que o sangue escorra para a garganta, o que pode causar engasgos ou vômitos. Além disso, é recomendável apertar as narinas suavemente por alguns minutos para ajudar a estancar o sangramento.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas e entender por que não são adequadas:
Alternativa A: Lavar com água e sabão. Esta opção está incorreta. Lavar com água e sabão não é o procedimento indicado para estancar um sangramento nasal. A água e sabão são mais apropriados para limpar ferimentos externos, mas não ajudam em casos de epistaxe.
Alternativa B: Deixar a vítima de pé e forçar sua cabeça para trás. Esta alternativa está incorreta e, na verdade, pode ser prejudicial. Forçar a cabeça para trás pode fazer com que o sangue escorra pela garganta, levando a possíveis engasgos ou vômitos, o que é perigoso.
Alternativa C: Deve-se pedir que a vítima faça bochechos com água gelada. Esta opção está incorreta. Pedir que a vítima faça bochechos com água gelada não irá estancar o sangramento nasal e pode ser desconfortável para a pessoa.
Alternativa E: Posicionar o membro machucado em lugar mais alto do que o coração. Esta alternativa está incorreta e, além disso, não é relevante para o caso de epistaxe. A elevação de membros é uma técnica utilizada para controlar sangramentos em extremidades, mas não é aplicável a sangramentos nasais.
Em resumo, a questão aborda a correta administração de primeiros socorros em casos de epistaxe, enfatizando o que deve e o que não deve ser feito para lidar com esse tipo de situação. A resposta correta é a Alternativa D, que indica a ação apropriada de sentar a vítima e evitar inclinar a cabeça para trás, prevenindo possíveis complicações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
epistaxe: sangramento ou hemorragia nasal
A alternativa correta é D: Sentar a vítima e não inclinar a cabeça desta para trás.
justificativa
Para prestar socorro em caso de epistaxe (sangramento nasal), deve-se:
- Sentar a vítima para mantê-la em uma posição confortável e evitar hipotensão ortostática.
- Não inclinar a cabeça para trás para evitar a aspiração do sangue, o que poderia causar obstrução das vias aéreas ou ingestão de sangue, levando a náuseas ou vômitos.
- Inclinar a cabeça ligeiramente para a frente e apertar as narinas.
As demais alternativas estão incorretas porque:
[A]: Lavar com água e sabão: Não é necessário lavar o nariz com água e sabão em casos de epistaxe.
[B]: Deixar a vítima de pé e forçar sua cabeça para trás: Isso pode fazer com que o sangue seja aspirado, o que não é seguro.
[C]: Pedir que a vítima faça bochechos com água gelada: Isso não é uma prática recomendada e pode não ajudar a controlar o sangramento.
[E]: Posicionar o membro machucado em lugar mais alto do que o coração: Esta prática é para controlar o sangramento em feridas externas nos membros, não para epistaxe.
resumo
Em caso de epistaxe, a vítima deve ser mantida sentada com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente, evitando inclinar a cabeça para trás para prevenir a aspiração do sangue.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo