Sobre fatura de colo do fêmur:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender a questão sobre a fratura de colo do fêmur, um tema crucial em Ortopedia e Traumatologia. Este tipo de fratura é muito relevante no contexto clínico, especialmente em idosos, devido à associação com a osteoporose.
A alternativa correta é a E - é uma fratura intracapsular. As fraturas do colo do fêmur são classificadas como intracapsulares porque ocorrem dentro da cápsula articular do quadril. Essa classificação é fundamental para o tratamento, pois a vascularização da cabeça do fêmur pode ser comprometida, aumentando o risco de necrose avascular.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - é uma fratura extracapsular: Esta afirmação está incorreta porque, como mencionado, a fratura do colo do fêmur é intracapsular. Fraturas extracapsulares no fêmur ocorrem geralmente no trocanter maior ou menor.
B - normalmente são comuns em atividades de sobrecargas de atividades cíclicas: Esta descrição se aplica mais a fraturas de estresse em outras partes do corpo, como a tíbia nos corredores. As fraturas do colo do fêmur em idosos ocorrem frequentemente devido a quedas e não atividades cíclicas.
C - metotrexato é a indicação medicamentosa a longo prazo mais indicada para evitar a fratura de colo do fêmur: O metotrexato é um medicamento utilizado principalmente no tratamento de doenças autoimunes e alguns tipos de câncer, não para prevenir fraturas ósseas. A prevenção de fraturas do colo do fêmur geralmente envolve a administração de cálcio, vitamina D e medicamentos que fortalecem os ossos, como bisfosfonatos.
D - primeiramente encontrado em soldados prussianos: Esta alternativa parece referenciar uma associação histórica ou específica que não é reconhecida na literatura médica padrão sobre fraturas do colo do fêmur.
Com essas explicações, esperamos que a compreensão sobre as fraturas de colo do fêmur esteja mais clara. É crucial para resolver questões saber a diferença entre fraturas intra e extracapsulares e as condições associadas a cada tipo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo