Um homem de 65 anos foi diagnosticado com adenocarcinoma de ...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016
Banca:
CESGRANRIO
Órgão:
UNIRIO
Prova:
CESGRANRIO - 2016 - UNIRIO - Médico - Cirurgia Oncológica |
Q1091226
Medicina
Um homem de 65 anos foi diagnosticado com adenocarcinoma de esôfago distal por meio de endoscopia digestiva alta, solicitada para investigação de pirose retroesternal. Foi realizado estadiamento pré-operatório através
de tomografia computadorizada cervical, tórax, abdome e
pelve. Os exames foram normais. O paciente foi, então,
submetido à esofagectomia transhiatal. O laudo histopatológico mostrou um tumor primário com invasão até submucosa. Na peça cirúrgica foram identificados 22 linfonodos, com três linfonodos positivos para adenocarcinoma.
Esse estadiamento, segundo os critérios da AJCC, é classificado como
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com os critérios da AJCC, o estadiamento do tumor do homem descrito na questão é pT1bN2M0, o que significa que o tumor primário invadiu a submucosa e se espalhou para três linfonodos distantes, mas não apresenta metástase à distância. A opção B está incorreta, pois o tumor não é classificado como pT2, que significa que o tumor primário invadiu a camada muscular da parede do esôfago. A opção C está incorreta, pois o tumor não é classificado como pT1a, que significa que o tumor primário invadiu apenas a camada epitelial da parede do esôfago. A opção D está incorreta, pois o tumor é classificado como M0, o que significa que não há metástase à distância. A opção E está incorreta, pois o tumor é classificado como pT1bN1M0, o que significa que apenas um linfonodo distante está envolvido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo