Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a re...
Unesco: mundo precisará mudar consumo para garantir
abastecimento de água
20/03/15
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostra que há no mundo água suficiente para suprir as necessidades de crescimento do consumo, “mas não sem uma mudança dramática no uso, gerenciamento e compartilhamento”. Segundo o documento, a crise global de água é de governança, muito mais do que de disponibilidade do recurso, e um padrão de consumo mundial sustentável ainda está distante.
De acordo com a organização, nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e a estimativa é que a demanda cresça ainda 55% até 2050. Mantendo os atuais padrões de consumo, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%. Os dados estão no Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável.
O relatório atribui a vários fatores a possível falta de água, entre eles, a intensa urbanização, as práticas agrícolas inadequadas e a poluição, que prejudica a oferta de água limpa no mundo. A organização estima que 20% dos aquíferos estejam explorados acima de sua capacidade. Os aquíferos, que concentram água no subterrâneo e abastecem nascentes e rios, são responsáveis atualmente por fornecer água potável à metade da população mundial e é de onde provêm 43% da água usada na irrigação.
Os desafios futuros serão muitos. O crescimento da população está estimado em 80 milhões de pessoas por ano, com estimativa de chegar a 9,1 bilhões em 2050, sendo 6,3 bilhões em áreas urbanas. A agricultura deverá produzir 60% a mais no mundo e 100% a mais nos países em desenvolvimento até 2050. A demanda por água na indústria manufatureira deverá quadruplicar no período de 2000 a 2050.
Segundo a oficial de Ciências Naturais da Unesco na Itália, Angela Ortigara, integrante do Programa Mundial de Avaliação da Água (cuja sigla em inglês é WWAP) e que participou da elaboração do relatório, a intenção do documento é alertar os governos para que incentivem o consumo sustentável e evitem uma grave crise de abastecimento no futuro. “Uma das questões que os países já estão se esforçando para melhorar é a governança da água. É importante melhorar a transparência nas decisões e também tomar medidas de maneira integrada com os diferentes setores que utilizam a água. A população deve sentir que faz parte da solução.”
Cada país enfrenta uma situação específica. De maneira geral, a Unesco recomenda mudanças na administração pública, no investimento em infraestrutura e em educação. “Grande parte dos problemas que os países enfrentam, além de passar por governança e infraestrutura, passa por padrões de consumo, que só a longo prazo conseguiremos mudar, e a educação é a ferramenta para isso”, diz o coordenador de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Ary Mergulhão.
No Brasil, a preocupação com a falta de água ganhou destaque com a crise hídrica no Sudeste. Antes disso, o país já enfrentava problemas de abastecimento, por exemplo no Nordeste. Ary Mergulhão diz que o Brasil tem reserva de água importante, mas deve investir em um diagnóstico para saber como está em termos de política de consumo, atenção à população e planejamento. “É um trabalho contínuo. Não quer dizer que o país que tem mais ou menos recursos pode relaxar. Todos têm que se preocupar com a situação.”
O relatório será mundialmente lançado hoje (20) em Nova Délhi, na Índia, antes do Dia Mundial da Água (22). O documento foi escrito pelo WWAP e produzido em colaboração com as 31 agências do sistema das Nações Unidas e 37 parceiros internacionais da ONU-Água. A intenção é que a questão hídrica seja um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que vêm sendo discutidos desde 2013, seguindo orientação da Conferência Rio+20 e que deverão nortear as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos.
Texto adaptado - Fonte: http://afolhasaocarlos.com.br/noticias/ver_ noticia/5215/ controler:noticias
Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito das palavras em destaque no excerto a seguir.
“Os aquíferos, que concentram água no subterrâneo e abastecem nascentes e rios, são responsáveis atualmente por fornecer água potável à metade da população mundial...”
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: Esta questão foca em concordância verbal, que é a relação que deve existir entre o sujeito e o verbo, em gênero e número. Para resolver questões dessa natureza, é importante entender como os verbos concordam com os sujeitos nas frases, especialmente em termos de número (singular/plural).
Alternativa Correta: A
A alternativa A afirma que os verbos "concentram", "abastecem" e "são" estão conjugados no tempo presente do indicativo e se encontram no plural para concordar com "Os aquíferos". Isto é correto porque todos esses verbos estão no presente do indicativo e concordam em número com o sujeito "Os aquíferos", que é plural.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - A alternativa incorreta menciona que os verbos “concentram” e “abastecem” estão no pretérito do indicativo e que "água, nascentes e rios" seriam os sujeitos. Esta afirmação é equivocada porque os verbos estão, na verdade, no presente do indicativo e concordam com "Os aquíferos".
C - Afirma que o verbo “são” concorda com o sujeito "nascentes e rios". Na verdade, o verbo “são” concorda com o sujeito "Os aquíferos". "Nascentes e rios" fazem parte da estrutura que os aquíferos abastecem, mas não são o sujeito da oração.
D - Alega que o verbo “são” tem como objeto direto “responsáveis atualmente por fornecer água potável à metade da população mundial”. Isso é incorreto porque "responsáveis" não é objeto direto; na verdade, é um predicativo do sujeito, que é "Os aquíferos".
E - A resposta indica que os verbos estão no presente do subjuntivo e que remetem ao sujeito "água potável", o que é errado. Os verbos estão no presente do indicativo e concordam com "Os aquíferos".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
verbo: classe de palavras que, do ponto de vista semântico, contêm as noções de ação, processo ou estado.
“Os aquíferos, que concentram água no subterrâneo e abastecem nascentes e rios, são responsáveis atualmente por fornecer água potável à metade da população mundial...”
A) São verbos conjugados no tempo presente do indicativo e se encontram no plural para concordar com “Os aquíferos”.
→ Correto, os verbos em destacados estão conjugados no presente do modo indicativo e estão no plural para concordar com aquíferos.
B) Os verbos “concentram” e “abastecem” se encontram no pretérito do indicativo e têm, respectivamente, os seguintes sujeitos pospostos: água, nascentes e rios.
→ Incorreto, estão no presente do indicativo e o sujeito é o pronome relativo que.
C) O verbo “são” se encontra no plural para concordar com o sujeito “nascentes e rios”.
→ Incorreto, concorda com os aquíferos.
D) O verbo “são” tem como objeto direto o que segue: “responsáveis atualmente por fornecer água potável à metade da população mundial”.
→ Incorreto, são é verbo de ligação possui a função de ligar o sujeito ao predicativo do sujeito.
E) São verbos conjugados no presente do subjuntivo e remetem ao sujeito “água potável”.
→ Incorreto, os verbos estão no presente do modo indicativo.
GABRITO. A
DICA: PARA SABER SE O VERBO ESTÁ NO PRESENTE DO SUBJUNTIVO, BASTA VERIFICAR SE PERDEU OU NÃO A VOGAL TEMÁTICA.
EX: "ABASTECER" - VOGAL TEMÁTICA "E". "ABASTEÇA" - PERDEU A VOGAL TEMÁTICA "E".
OBS: A DEPENDER DO CONTEXTO, A PERDA DA VOGAL PODE INDICAR O MODO IMPERATIVO.
Assertiva A
São verbos conjugados no tempo presente do indicativo e se encontram no plural para concordar com “Os aquíferos”.
A questão aborda o tema concordância, morfologia do verbo e retomada de termos. Teremos que indicar o que se pede corretamente dos verbos em destaque. Vejamos:
“Os aquíferos, que concentram água no subterrâneo e abastecem nascentes e rios, são responsáveis atualmente por fornecer água potável à metade da população mundial...”
a) Correta. Os verbos em destaque estão no presente do indicativo e de fato concordam no plural com “Os aquíferos". Os aquíferos concentram, Os aquíferos abastecem, Os aquíferos são responsáveis.
b) Incorreta. Os verbos “concentram” e “abastecem” estão no presente, outra que a alternativa teria que indicar em qual pretérito de perfeito ou imperfeito ou mais-que-perfeito. Os sujeitos também indicados estão errados, pois é somente o pronome relativo "que", pois retoma "aquíferos".
c) Incorreta. O verbo "são" está no plural para concordar com "aquíferos" que é o termo o qual o pronome relativo "que" se relaciona.
d) Incorreta. O verbo "são" é de ligação e assim não tem objeto, o que foi apontado pela alternativa como possível sujeito é o predicativo do sujeito, pois serve como caracterizador (atribui qualidade).
e) Incorreta. O sujeito dos dois primeiros verbos é somente o pronome relativo "que" que retoma "aquíferos" e o sujeito do verbo "são" é a própria palavra "aquíferos (reparem que estão ligados por uma ponte que se faz perante as duas vírgulas. “Os aquíferos, que concentram água no subterrâneo e abastecem nascentes e rios, são responsáveis. Os verbos também emitem certeza, assim não podendo ser subjuntivo e sim indicativo.
GABARITO: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo