Uma vez acionado, o relé de bloqueio impede o fechamento do ...
equipamento auxiliar que opera de forma extremamente rápida,
sendo capaz de realizar diversas funções. A respeito desse relé,
julgue os itens seguintes.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os relés de bloqueio comuns são eletromecânicos. São basicamente uma chave que tu gira pra um lado, liga e deixa uma mola pressionada pra quando ele precisar operar ele ter energia pra isso. Daí depois que o negócio atua o operador vai lá e liga essa chave de novo, ou seja, retira manualmente a função de bloqueio. O relé pode ficar próximo ao equipamento
Os relés microprocessados atuais também podem ter a função de bloqueio, e o rearme realmente pode ser feito remotamente do centro de operação (o operador vai lá no computador e dá um comando remoto especificamente para ser retirado o bloqueio).
O rearme do relé de bloqueio, portanto, não é necessariamente nem geralmente feito remotamente, embora possa ser.
RELÉ DE BLOQUEIO
São relés que recebem sinais de desligamento de outros relés e atuam sobre o disjuntor. Sua função é bloquear o religamento do disjuntor no caso de falta, pois o disjuntor somente pode ser religado após este relé ser "resetado"(de forma manual ou elétrica) e, portanto, a religação somente será feita por pessoa especializada e autorizada - tendo a necessidade do rearme ser cuidadoso, ou seja somente após a investigação do defeito. Normalmente, apenas os relés de sobrecorrente são direcionados para este relé (50, 51, 50/51, 50/51N, 67, 87).
A função do relé de bloqueio pode ser assim apresentada:
- 86M - relé de bloqueio mecânico
- 86E - relé de bloqueio elétrico
Geralmente o relé de bloqueio, promove a abertura dos disjuntores, efetua o alarme, sinalização e outras funções. O relé auxiliar 86, quando energizado opera muito rápido, ou seja, fecha os seus contatos em 1 ciclo elétrico (aproximadamente em 17 ms).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo