Um trabalhador de 39 anos cai acidentalmente dentro de um c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q860990 Medicina Legal
Um trabalhador de 39 anos cai acidentalmente dentro de um cilo de açúcar sendo encoberto por grande quantidade do produto. É encontrado morto duas horas depois, apresentando externamente sinais gerais de asfixia. No exame interno, são reiterados os sinais gerais de asfixia, além da presença de grande quantidade de açúcar em vias aéreas superiores, traqueia, brônquios e esôfago. Qual o tipo específico de asfixia mecânica ocorreu nesse caso?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo Genival, "Soterramento é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. A presença desse material estranho nas vias respiratórias e digestivas é do mais alto valor no diagnóstico, porque depende essencialmente do ato vital de respiração e deglutição, não podendo,portanto, introduzirem-se tais substâncias post mortem. O diagnóstico se faz pelo estudo dos comemorativos e do local, pela presença de substâncias estranhas, sólidas ou semissólidas, principalmente pulverulentas, no interior das vias respiratórias, na boca, no esôfago e estômago e, ainda, pelos sinais gerais de asfixia.". Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 340


GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

SOTERRAMENTO

É a modalidade de asfixia mecânica resultante da obstrução direta das vias respiratórias quando a vítima se encontra mergulhada num meio sólido ou pulverulento.

É modalidade de sufocação DIRETA de origem acidental, especialmente nas avalanchas e no desabamento,ou homicida.

No exame cadavérico observam-se cianose e equimoses na face e no pescoço e substancias inerentes ao meio pulverulento, como terra, cinzas, farinhas, cal, gesso na boca, na árvore respiratória, no esôfago e estômago, além de lesões traumáticas e dos sinais gerais de asfixia.

A presença de corpos pulverulentos na traqueia, brônquios, esôfago e etômago é de importancia fundamental para o diagnóstico de lesão intra vitam, pois indica que a vítima respirou e viveu algum tempo após o soterramento.

Delton Croce/Delton Croce Junior

Gab D

 

Fui direto na sufocação direta :(

Mecanismos de morte no soterramento (não só a asfixia):

·         Sufocação indireta (compressão do tórax)

·         Sufocação direta por partículas como lama e areia

·         Confinamento (fica preso sem renovar o ar)

·         Ação contundente

 

Bons estudos!

fui direto na sufocação direta pela segunda vez 

Equinose cervicofacial ou máscara equimotica de Morestin - aparece em casos de compressão do tórax, um tipo de sufocaçâo indireta / asfixia mecânica

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo