“O óleo provoca uma série de efeitos nocivos aos organismos...
A magnitude dos efeitos está também associada à permanência do óleo no meio ambiente marinho que é ditada pelos processos de degradação da mistura, conhecidos como agentes de intemperismo. Uma vez no mar o óleo sofre uma série de alterações físicas e químicas que via de regra o tornam menos tóxico. Os impactos esperados estão também associados ao tipo e volume de óleo vazado, ao seu comportamento no mar, e também ao tipo de ambiente contaminado, seja pela persistência do produto, seja pela sensibilidade da biota.” Texto via: https://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/tipos-deacidentes/vazamentos-de-oleo/impactosambientais/#:~:text=O%20%C3%B3leo%20provoca%20uma%20s%C 3%A9rie%20de%20efeitos%20nocivos%20aos%20organismos%20m arinhos.&text=A%20magnitude%20dos%20efeitos%20est%C3%A1,c onhecidos%20como%20agentes%20de%20intemperismo.
“O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.”
Texto a imagem via: https://www.teraambiental.com.br/
O texto acima disserta parte dos impactos causados pelo descarte inadequado de substâncias, neste caso, do óleo utilizado na cozinha. Em relação a isto, assinale a alternativa que indica os itens corretos:
I. Quando o óleo usado é descartado na pia, acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. II. Uma vez no mar o óleo sofre uma série de alterações físicas e químicas que via de regra o tornam ainda mais tóxico. III. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.