Com referência à prática agrícola de correção do solo com ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470063 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Com referência à prática agrícola de correção do solo com calcário e ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SBCS), julgue o item seguinte. 


A correção da acidez subsuperficial do solo com gesso agrícola pode corrigir o pH do solo, melhorando o ambiente para o desenvolvimento das raízes. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gesso não corrige acidez!

Na correção do solo em superfície de 0 a 20 cm usa se o calcário agrícola para níveis mais superfícias já no caso do gesso e para camadas mais profundas de 40 a 60 cm do solo só que o gesso ele entra no solo mais rápido no máximo 4 dias e o calcário tem que esperar 60 dias...

não entendi o porquê de o calcário tem que esperar 60 dias, de acordo com o comentário do Ricardo Henrique

gesso agrícola não corrige o ph do solo!

O gesso agrícola (CaSO₄·2H₂O) não corrige o pH do solo, pois não tem efeito direto na neutralização da acidez ativa (H⁺ em solução) ou potencial (H⁺ e Al³⁺ trocáveis). No entanto, ele pode reduzir a toxicidade do alumínio (Al³⁺) em camadas subsuperficiais e melhorar a estrutura do solo, favorecendo o crescimento radicular.

Para a correção do pH , a prática recomendada é a calagem , com o uso de calcário (CaCO₃ ou MgCO₃), que neutraliza a acidez ao reagir com o H⁺ do solo.

Portanto, o gesso agrícola melhora o ambiente radicular , mas não atua diretamente na correção do pH .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo