Analise as assertivas abaixo sobre a frase apresentada: I. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3195252 Português
Para responder à questão, considere a frase “os primeiros colonizadores dos EUA faziam cerveja de milho”, retirada do texto-base.

Analise as assertivas abaixo sobre a frase apresentada:



I. O verbo “faziam” está conjugado no plural.


II. “primeiros” é classificado como numeral.


III. A frase contém duas preposições.



Quais estão corretas? 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que envolve conhecimentos de morfologia e análise sintática.

I. O verbo “faziam” está conjugado no plural.

O verbo "faziam" está, de fato, conjugado no pretérito imperfeito do indicativo na terceira pessoa do plural. Isso ocorre porque o sujeito da frase, "os primeiros colonizadores dos EUA", é plural. Portanto, a assertiva I está correta.

II. “primeiros” é classificado como numeral.

A palavra "primeiros" é um numeral ordinal, pois indica a ordem dos colonizadores. Números ordinais são classificados como numerais. Assim, a assertiva II também está correta.

III. A frase contém duas preposições.

Ao observarmos a frase “os primeiros colonizadores dos EUA faziam cerveja de milho”, identificamos as preposições "de" (em "de milho") e "dos" (contração da preposição "de" com o artigo "os", em "dos EUA"). Portanto, a frase realmente contém duas preposições, tornando a assertiva III correta.

Com base na análise das assertivas, todas as três estão corretas, o que nos leva à resposta E - I, II e III.

É importante lembrar que em questões gramaticais, como esta, é necessário conhecer a classificação das palavras e entender como as preposições e numerais funcionam na estrutura da frase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

DOS = "de" + os

de milho = "de"

2 preposições

I. Faziam: Flexão do verbo fazer na 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo. "Eles faziam".

II. “primeiros” é classificado como numeral Ordinal.

III. "Dos" é uma contração da preposição "de" com o artigo definido "os".

GABARITO E

AS AFIRMATIVAS I, II, III estão corretas.

????? o artigo OS substantiva PRIMEIROS, entao deveria ser substantivo

PREPARA-SE O CAVALO PARA O DIA DA BATALHA, MAS O SENHOR É QUEM DÁ A VITÓRIA - PROVÉRBIOS 21:31

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo