Julgue os itens a seguir, relativos à administração de estoq...
Para demonstrar o comportamento de um item no estoque por meio do gráfico dente de serra, não deve haver alterações de consumo do item durante determinado intervalo de tempo nem falhas administrativas na área de compras e, tampouco, atrasos do fornecedor na entrega; além disso, nenhuma entrega do fornecedor deve ser rejeitada pelo controle de qualidade. Por esses motivos, as premissas do referido tipo de gráfico podem ser consideradas não realísticas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém poderia me explicar pq o gabarito está errado? pelo que eu sei o gráfico dente de serra tem o nível de segurança justamente para casos como o atraso dos fornecedores.
Certo, não pode ser considerada realista porque é baseada na previsão de consumo e está sujeito a falhas como qualquer outro tipo de ferramenta.
Colega Taianne Flaubert, O Estoque de Segurança ou Mínimo não é considerado no gráfico Dente de Serra. Embora os gráficos das técnicas de Revisão Perídica e Revisão Contínua (Ponto de Pedido) sejam semelhantes ao Dente de Serra, seus conceitos são bastante distintos
Estoque para Demanda (Método que utiliza o gráfico dente de serra)
O estoque para demanda visa a manter os níveis de estoque no mesmo nível de sua demanda. Para tanto, deve-se estimar a demanda por um período e calcular o que foi efetivamente consumido.
Assim, por exemplo, todo início de mês, faz-se um pedido igual a demanda calculada para o período menos o volume total em estoque.
Segundo Marco Aurélio Dias, 2010, p.47:
Curva dente de serra supõe que o consumo tenha sido igual e uniforme mensalmente (...). Este ciclo será sempre repetitivo e constante se:
- não existir alteração de consumo durante o tempo T;
- não existirem falhas administrativas que provoquem uma falha ao solicitar compra;
- o fornecedor da peça nunca atrasar sua entrega;
- nenhuma entrega do fornecedor for rejeitada pelo controle de qualidade.
(...) Os consumos de matéria-prima, normalmente, são variáveis e não podemos confiar demais nos prazos de entrega dos fornecedores, pois existem falhas de operação, e sempre existirá um risco de alguma remessa de material ser rejeitada parcial ou totalmente, mas ambas são suficientes para alterar o ciclo.
Essa segunda parte é que me fez chegar a uma possível conclusão da premissa não realística, além de que as previsões não podem ser consideradas realistas como a colega informou. Não encontrei no livro nenhuma especificação direta sobre as premissas do referido tipo de gráfico ser considerado não realísticas. =/ Se na revisão dos estudos encontrar, venho adicionar aqui.
=)
Tambem não me lembro de nada expresso nos livros sobre premissas não realísticas, porem isso pode ser observado analisando o que o autor expõe sobre as características do dente de serra, por exemplo.
não existir alteração de consumo durante o tempo T;
para a grande maioria dos produtos irá existir uma variação de consumo durante o ano, mesmo que seja mínima, por exemplo se mês passado eu comprei 100 unidades mas não vendi tudo, esse mês so pedirei 80.visto que o dente de serra é constante já não é tão realístico sua aplicação.
não existirem falhas administrativas que provoquem uma falha ao solicitar compra;
suponhamos que o funcionário responsável pelos pedidos não veio e outro assumiu seu lugar e ao invés de pedir 100 unidades ele digitou 10 e o fornecedor entregou 10, dai terei que fazer um novo pedido na mesma semana das outras 90 unidades que me faltaram, essa situação é muito comum já que o ser humano é um ser falho. logo, o dente de serra novamente estará fora da realidade.
o fornecedor da peça nunca atrasar sua entrega
na gestão de estoques, existe o estoque de segurança justamente para evitar a falta de estoque por conta de atrasos de fornecedor, ou qualquer outra coisa que provoque atraso na entrega. O que é comum acontecer, pois o fornecedor pode quebrar na estrada, sua carga pode ser roubada, ele pode ficar parado em postos de pedágio aguardando pesagem. O fornecedor que jamais atrasa sua entrega é sem duvidas o fornecedor dos sonhos pra qualquer comprador. E mais uma vez o dente de serra não se mostra tão realístico.
nenhuma entrega do fornecedor for rejeitada pelo controle de qualidade;
existe o risco de uma entrega não atender as exigências do controle de qualidade e ter que voltar à fabrica, isso pode acontecer em qualquer segmento e se acontecer vai quebrar o ciclo do dente de serra,tornando-o mais uma vez uma ferramenta não realística para aplicação geral.
Dada a explicação vale lembrar que o dente de serra é uma ferramenta aplicável em pouquíssimos segmentos, porem para o mercado geral não é servível pois não condiz com a realidade do mercado.
Espero de alguma forma ter contribuído com as explicações dos colegas... a luta continua!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo