Com relação a proteção contra incêndio e explosões, doenças ...
São exemplos de proteções ativas o controle da quantidade de material combustível presente no ambiente, a compartimentação horizontal, na tentativa de isolamento dos ambientes contíguos em um mesmo pavimento, e o dimensionamento adequado de rotas de fuga, saídas de emergência e acesso para combate.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
Vamos entender por que essa é a resposta correta. A questão trata de conceitos de proteção contra incêndio e explosões, especificamente sobre os tipos de proteções ativas e passivas.
Na segurança contra incêndios, devemos distinguir entre proteções ativas e proteções passivas. As proteções ativas são aquelas que requerem uma ação ou operação para serem efetivas. Exemplos incluem sistemas de sprinklers, extintores de incêndio e alarmes de incêndio. Eles precisam ser ativados, seja automaticamente ou manualmente, para desempenhar sua função de combate ao fogo.
Por outro lado, as proteções passivas são integradas à estrutura do edifício e não requerem ativação. Elas incluem elementos como isolamento de materiais, compartimentação de ambientes e rotas de fuga. Estas medidas têm por objetivo conter o fogo e proteger os ocupantes, reduzindo a velocidade de propagação das chamas e da fumaça.
A questão menciona o controle da quantidade de material combustível, a compartimentação horizontal, e o dimensionamento de rotas de fuga como exemplos de proteções ativas. No entanto, essas medidas são na verdade proteções passivas. Elas são planejadas durante o projeto e construção do ambiente e não necessitam de ação para sua efetividade.
Portanto, a afirmação contida na questão está errada, pois ela categorizou incorretamente as medidas passivas como ativas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Proteção Passiva:
a proteção passiva tem o objetivo de compartimentar o foco de incêndio.
A proteção é conferida por um sistema, conhecido por Fire Stop, um conjunto de elementos que é composto por exemplo por portas corta-fogo, pintura anti-chamas em cabos e bandejas elétricas (cable coating), selagem de passagens em paredes e tetos de cabos, eletrodutos e tubulações (pvc, ferro fundido e outras ) e outras barreiras corta-fogo.
...
Projeção ativa: objetivo de combater imediatamente um incêndio já iniciado, evitando que se propague por toda a edificação, até que o Corpo de Bombeiros chegue ao local. São os extintores, os hidrantes, os springlers (aqueles “chuveirinhos” que ficam no teto) e os alarmes de incêndio.
Ativa precisa de ativação seja manual ou automática!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo