Com base no Decreto n.º 1.171/1994 e no texto acima, julgue ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRA-PR Prova: Quadrix - 2019 - CRA-PR - Secretária I |
Q2003232 Ética na Administração Pública
Governo expulsa trezentos servidores por irregularidades   no primeiro semestre de 2018 

 O  governo  federal  expulsou  trezentos  servidores  públicos por irregularidades no primeiro semestre do ano de  2018,  segundo  relatório  divulgado  pela  Controladoria‐Geral  da União (CGU). Ainda de acordo com o órgão, este é o maior  número de expulsões para o período desde o início da série  histórica, em 2003. 

     De acordo com a CGU, atos relacionados à corrupção  correspondem à maior  parte  das penas aplicadas,  com  192  casos, o que representa 64% do total. Outros 85 casos estão  relacionados  a  abandono  de  cargo,  à  ausência  sem  justificativa ou à acumulação ilícita de cargos. 

   Atos relacionados à corrupção, segundo a CGU: 
 usar o cargo para proveito pessoal; 
 receber propina ou vantagens indevidas; 
 usar  recursos  materiais  da  repartição  em  serviços ou atividades particulares; 
 improbidade administrativa; 
 lesão aos cofres públicos; e 
 destruir o patrimônio nacional. 

 O  relatório  aponta  243  demissões  de  servidores  efetivos, 45 cassações de aposentadorias e doze destituições  de ocupantes de cargos em comissão. Os dados, de acordo  com  a  CGU,  não  incluem  os  empregados  de  empresas  estatais, a exemplo da Caixa, dos Correios e da Petrobras. 

    Segundo a CGU, de acordo com o tipo de infração ou  irregularidade  cometida,  os  servidores  podem  ficar  impedidos de voltar ao serviço público. Os servidores punidos  também  ficam  inelegíveis  por  oito  anos,  nos  termos  da  Lei  Ficha Limpa. 

Internet: <https://g1.globo.com/> (com adaptações).
Com base no Decreto n.º 1.171/1994 e no texto acima, julgue  o item acerca da ética no serviço público. 
A  consciência  dos  princípios  morais  deve  nortear  o  servidor público, seja no exercício do cargo ou da função  ou fora deles.  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo

CERTO

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor públicoseja no exercício do cargo ou funçãoou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal.

GABARITO: CERTO

Seção I

Das Regras Deontológicas

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

[GABARITO: CERTO]

A moralidade é uma questão fundamental para a administração pública e para a sociedade como um todo, e a consciência dos princípios éticos é uma das bases da conduta dos servidores públicos. O servidor público deve sempre buscar agir com ética e integridade, seja no exercício de suas funções ou em suas atividades pessoais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Além disso, é importante que o servidor público tenha uma postura pública condizente com os valores éticos e morais da administração pública, para garantir a confiança e a credibilidade da sociedade em relação ao serviço público.

Certo.

O servidor deve ter DDZEC (dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais)dentro ou fora do serviço público.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo